10 dicas para fotografar gatinhos

Quem é usuário do Instagram, sabe como o feed está atulhado de fotografias de gatinhos. Todo dono de gato parece ter um book completo de fotos do seu felino no smartphone e não hesita em compartilhá-lo com os seus seguidores. O fotógrafo de pet Zoran Milutinovic também é apaixonado por felinos e especialista nessa área. Ele busca clicar esses bichanos em seus ambientes naturais, capturando todas as suas peculiaridades, hábitos e expressões.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Fear-Of-The-Darl

Suas fotos já foram publicadas em diversas revistas, galerias virtuais, cartões comemorativos, calendários, aplicativos de celular, planos de fundo, pôsteres e capas de livros. Em um tutorial para o 500px, Milutinovic compartilha algumas de suas táticas para conseguir fotografias fascinantes de felinos. “A minha paixão na vida são gatos. Quando você os está fotografando, lembre de tratá-los como amigos, e a suas fotos serão cheias de emoções. Seja paciente e respeite o seu assunto, nunca force um gato a fazer algo contra a sua vontade”, ensina. Abaixo, listamos uma série dicas do especialista:

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Sexy-fur

1. Carregue a sua câmera com você para todos os lugares: é a única forma de estar no lugar certo, na hora certa. Você não quer perder todas as situações inesperadas em que os gatos se metem. Nunca se sabe quando você vai encontrar um gato fazendo algo realmente engraçado ou legal.

2. Chame a atenção deles com brincadeiras. Os gatos têm diferentes temperamentos e traços, todos eles reagem de forma diferente a situações semelhantes, mas uma coisa que eles têm em comum é a sua curiosidade natural. Use isso a seu favor, é uma das formas de fazer um gato ir aonde você quer e fazer o que você quer que ele faça. Estalar os dedos, amassar papéis ou folhas secas ou jogar bolinhas são ótimas formas de conseguir a atenção deles. Atire na direção em que você deseja direcioná-los e a curiosidade deles fará o resto. Os gatos irão verificar o que está lá e, se você quiser que ele volte para você, basta fazer barulho com algum objeto.

3. Seja paciente. As chances de você conseguir que um gato faça o que você quer são de 50%, então não se preocupe se não conseguir de primeira. Lembre-se: se eles não te seguirem, não tente forçá-los. Apenas espere até que eles estejam prontos.

4. Sempre planeje o que você quer capturar, mas aceite o fato de que você não vai conseguir logo de primeira. Aceite que os gatos, algumas vezes, não vão cooperar porque essa é a sua natureza.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Catch-me-if-you-can

5. Para fotografar poses estáticas, é recomendado o ajuste manual, mas, se você quiser fotografar os felinos correndo ou pulando, use as configurações automáticas da câmera. Não importa sua rapidez ao configurar a câmera, o gato sempre estará um passo à frente de você e você pode perder o momento perfeito.

Configurações ideais para fotografia de ação:
Rastreamento de foco 3D e modo contínuo
Velocidade do obturador 1/1000 ou maior
Abertura do diafragma f/5.6

Para o especialista, fotografar com lente 105mm f/2.8 é uma das melhores para fotografia de ação. Se o gato se sentir confortável perto de você e deixá-lo se aproximar dele, as lentes 35mm f/1.8 e 50mm f/1.8 podem ser muito úteis também. Outra dica para tirar fotos de gatos (ou animais em geral) em ação é não alimentá-los antes da foto, porque geralmente depois de comer eles ficam preguiçosos e com sono.

6. Use luz natural ao fotografar gatos subindo em árvores ou saltando pela grama. O melhor horário para a luz perfeita é quando o sol está baixo, assim você consegue ter uma luz quente e suave, sem sombras na cara ou nos pelos do gato.

7. O uso do flash frequentemente distrai os animais, e algumas vezes os assusta. Se você tem que usar um flash, tire-o da câmera ou o coloque em um ângulo mais alto. Se você tem um softbox, use-o. Assim, você vai se livrar das sombras e obter uma luz muito suave.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Yoda

8. Quando as pessoas veem fotos de um gato bocejando, elas sempre pensam que o fotógrafo teve sorte em conseguir o clique, mas, na experiência de Zoran Milutinovic, quando um gato acorda, ele boceja cerca de 34 vezes. Então esse é o momento certo para tirar uma foto bocejando.

9. Para capturar momentos engraçados durante o sono do bichano, não faça barulho. Gatos dormem em vários lugares e em diferentes posições. Mesmo que pareça que nada vai acordá-los, o menor barulho pode perturbar o sono deles, então seja discreto e não faça movimentos repentinos. Depois que eles acordam, é muito difícil que eles voltem à mesma posição em que estavam.

10. Experimente fotografar de diferentes ângulos, faça cada foto diferente da anterior, procure situações interessantes e prepare-se para escorregar em lugares estranhos, rolar na grama e subir em árvores. Dê o seu melhor para obter a foto que deseja.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Stars

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Freedom

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Watcher

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Play-With-Me

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Invisible-Horse

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Fearless-Mother

iPhoto-Channel_Fotografia-de-gatos_Zoran-Milutinovic_Bird-Watcher

Fonte: 500px.

banner_fineart

Sair da versão mobile