As imagens criadas por inteligência artificial (IA) chegaram a um nível de realismo tão grande que é quase impossível um ser humano perceber a diferença de uma imagem real e uma imagem gerada digitalmente. Preocupada com isso, a OpenAI, empresa que criou o ChatGPT e o Dall-E, anunciou que está desenvolvendo um detector de imagens IA com precisão de 99%.
Durante a conferência Tech Live do jornal The Wall Street Journal, que aconteceu essa semana nos Estados Unidos, a Diretora de Tecnologia da OpenAI, Mira Murati, afirmou que a ferramenta está passando por testes internos antes do lançamento ao público e possui uma confiabilidade de 99%.
Mas por que é importante termos um detector de imagens IA?
Infelizmente, uma pequena parte das pessoas que geram imagens por IA através do Midjourney, Dall-E, Leonardo AI, etc, usam essas fotos para enganar outras pessoas com informações falsas e desinformação. Embora já existam ferramentas de detecção de imagens por IA disponíveis, como a “AI or Not”, a maior parte delas não são precisas e a entrada da OpenAI nesse objetivo é o que faltava para termos uma ferramenta confiável para que todas as pessoas possam checar se a imagem é autêntica ou uma imagem gerada por IA.
Quem é a OpenAI?
A OpenAI é uma organização líder no campo da inteligência artificial (IA) e pesquisa em aprendizado de máquina. Fundada em 2015 por visionários como Elon Musk e Sam Altman, a missão da OpenAI é avançar na IA de forma a beneficiar toda a humanidade.
Uma das contribuições mais notáveis da OpenAI foi o desenvolvimento do ChatGPT, um dos maiores modelos de linguagem já criados. Este modelo é capaz de gerar texto de alta qualidade e coerência em uma ampla variedade de temas e contextos. Além disso, a OpenAI também trabalha em projetos como o DALL-E, que gera imagens a partir de descrições em linguagem natural.
A organização tem um compromisso sólido com a ética e responsabilidade na IA. Ela busca garantir que as tecnologias desenvolvidas sejam utilizadas de forma benéfica e ética, evitando possíveis aplicações prejudiciais ou mal-intencionadas.
As pesquisas e avanços da OpenAI têm um impacto profundo em diversas áreas, desde assistência virtual e automação de tarefas até diagnósticos médicos e muito mais. A OpenAI é considerada uma das principais impulsionadoras da revolução da IA e continua a moldar o futuro dessa tecnologia em benefício da sociedade.