Como eu fiz a foto Destaque

Vinicius Fadul: Como eu fiz a foto

congresso de fotografia

A realização de uma foto começa muito antes do clique, especialmente em sessões de fotos pré-casamento. Cada casal tem uma história e a melhor forma de contá-la é conhecendo-a um pouco mais, conversando com eles e descontraindo nas primeiras fotografias. Vinicius Fadul nos conta como chegou ao resultado de uma de suas fotografias em nossa seção “como eu fiz a foto”.

Vinicius_fadul_como_eu_fiz_essa_foto_fotografia_casamento_pre_casamento_sessao_casal (4)

A foto foi feita no e-session do casal Natalia e Luis e ficou entre as 50 melhores fotos de ensaios de noivado do mundo pelo Junebug Weddings, orgulha-se Vinicius, para quem é essencial que o casal se sinta à vontade. É nesse clima que ele imagina o que um representa para o outro e como contará essa história através das imagens. “A primeira coisa que falo para o casal é que não é uma sessão de fotos e, sim, uma experiência entre eles. É um dia para aproveitar essa fase do relacionamento, curtir um ao outro e se divertir”, conta o fotógrafo.

Neste ensaio, depois de conversar um pouco com o casal, Vinicius percebeu que o noivo era muito brincalhão e que a noiva se divertia muito com o que ele fazia. “Foquei na diversão e movimento que eles têm, criando a oportunidade de fazer algo novo”, revela. O fotógrafo foi para um local mais tranquilo, pois no início das fotos os casais ficam com receio de outras pessoas próximas, e falou para eles como imaginava a foto. Para conseguir o efeito que desejava, subiu em um plano em que ficou cerca de 50cm mais alto e fotografou fechado no rosto deles, assim conseguiu captar melhor o movimento e a expressão dos noivos.

A câmera escolhida para esta foto foi a Nikon D610 com uma lente Sigma 35mm 1.4 ART. “Sempre trabalho no modo manual da câmera. Primeiro ajustei o ISO para trazer as partes escuras do objeto e avaliei a luz que tinha no ambiente. Depois acertei a abertura para conseguir uma linha de foco no rosto da noiva e o rosto do noivo levemente desfocado e, por fim, configurei a velocidade para conseguir um movimento dos cabelos e deixar o rosto congelado”, explica.

O fotógrafo pediu para a assistente fazer vento com o rebatedor de baixo para cima, dando um movimento no cabelo da noiva. Enquanto isso, foi clicando, mas não alcançou o resultado desejado a princípio. Então mudou de estratégia: pediu para a noiva balançar a cabeça de um lado para o outro, movimentando os cabelos. “Percebi que tinha achado o local certo, mas faltava o momento. Fiquei alguns minutos tentando chegar ao que imaginava”, conta Vinicius.

O fotógrafo fez praticamente uma centena de fotos: “Eu sabia que a cada foto que fazia, poderia melhorar, então não parava de clicar. Foram 95 tentativas, até que de repente o noivo falou algo que fez a noiva sorrir. Sabia que aquela era a foto, mas continuei clicando assim mesmo até o momento dos dois acabar”, afirma. Naquele momento que fez as fotos, Vinicius já sabia como seria a edição, já estava tudo na cabeça dele, era só colocar em prática.

D71_5280

Na hora de editar, Vinicius abre todas as fotos no Lightroom e confere quais são as melhores. “Separo algumas e depois edito com mais atenção as cinco melhores”, revela.

Vinicius_fadul_como_eu_fiz_essa_foto_fotografia_casamento_pre_casamento_sessao_casal

“Primeiro deixo a foto em preto e branco, depois corrijo o contraste e a exposição”. Com as áreas mais claras recuperadas, o fotógrafo trabalha nas áreas mais escuras. Ele utiliza bastante os controles de sombras e claridade para isso.

Vinicius_fadul_como_eu_fiz_essa_foto_fotografia_casamento_pre_casamento_sessao_casal (1)

“Para cada ensaio ou evento faço um novo preset e deixo salvo no Lightroom”, revela.

Captura de Tela

As imagens que o fotógrafo mais gosta vão para o Photoshop para fazer os últimos acabamentos, onde ele corrige pequenas imperfeições. “Para isso utilizo a ferramenta de pincel de recuperação”.

Vinicius_fadul_como_eu_fiz_essa_foto_fotografia_casamento_pre_casamento_sessao_casal (3)

Por último, o fotógrafo torna a imagem mais nítida para deixar alguns fios de cabelo mais definidos, aplicando a redução de vibração.

Vinicius_fadul_como_eu_fiz_essa_foto_fotografia_casamento_pre_casamento_sessao_casal (2)

O que você achou do resultado?

Banner_Lightroom

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!