Como eu fiz a foto Destaque

Rafael Vaz: Como eu fiz a foto

Livro de fotografia

Rafael Vaz, fotógrafo de casamentos e ganhador de dez prêmios da associação internacional Fearless Photographers, releva como fez um de seus inspiradores cliques.

rafael_vaz_fotografia_casamento_ensaio_de_noivos (1)

Essa foto é especial para o fotógrafo, pois existe um envolvimento com a história do casal. “Penso que uma foto puramente técnica nada vale para a recordação do casamento. A história da foto é tão importante quanto a técnica e são os elementos que tornam a fotografia única”, afirma Rafael. Ele ainda complementa: “A técnica em si qualquer um pode aprender, mas contar história é para poucos”.

Rafael planejou as fotos desse casamento junto com a noiva. “Sugeri para Laura escolher o primeiro horário da igreja para ainda termos um pouco de luz nas fotos depois da cerimônia”, conta. A noiva alugou uma Kombi para levar as madrinhas até a praia, onde seriam feitas as fotos com o casal e os padrinhos.

O plano era perfeito, o cronograma estava pronto, a Kombi alugada e as madrinhas estavam todas da mesma cor, mas, quando chegou a hora de sair da igreja, começou um temporal de alagar as ruas! “Eu mesmo fiquei perdido na hora. A chuva estava muito forte e seria impossível fazer fotos. Os vestidos e a câmera ficariam encharcados. Ao mesmo tempo a energia daquele dia era tão boa que senti que podíamos ter boas fotos, mesmo na chuva”, confessa Rafael.

rafael_vaz_fotografia_casamento_ensaio_de_noivos

A ideia do contraluz, aparecendo as gotículas da chuva, surgiu na cabeça do fotógrafo por conta de uma limitação. “Não queria tirar a noiva do carro para não molhar o vestido. Com eles dentro do carro, ela não se molharia e eu faria um contraluz”. Então veio a parte da sorte: quando Rafael saiu para fazer a foto, a lente da câmera encheu de gotinhas de água e, durante um movimento mínimo da sua assistente, que estava atrás da Kombi, a luz do flash atingiu a lente, gerando um flare muito bonito, refletindo aquelas gotículas que estavam na câmera. “A criatividade vem quando somos desafiados pelos limites”, afirma o fotógrafo.

rafael_vaz_fotografia_casamento_ensaio_de_noivos (3)

rafael_vaz_fotografia_casamento_ensaio_de_noivos (2)

Um dos maiores segredos para a realização da foto foi a confiança do casal. Eles aceitaram a ideia diante de todas as dificuldades. “Isso não foi na hora, mas sim porque desde o primeiro dia que os conheci me envolvi com a história”, conta Rafael. Ele mostrou como trabalhava e como as ideias loucas trazem fotos incríveis. “O grande segredo para se ganhar a confiança é mostrar o quanto tudo isso é importante para você, o quanto a história deles é importante”, revela. Quando o casal viu o fotógrafo ensopado ficaram preocupados com ele e com a câmera, mas não foi difícil convencê-los a sair da Kombi e fazer fotos na chuva (clique aqui para ver mais fotos do casamento). “Quando respeitamos a história do casal e nos dedicamos verdadeiramente, eles fazem o mesmo, tenha certeza”, finaliza Rafael Vaz.

Banner_Semmedodoflash

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Recomendo clicar no link das fotos desse casamento. Eu estava achando esta foto bonita, mas quando fui ver todas as imagens… nossa! D+

    Quantas imagens lindas e quantas histórias contadas. Parabéns!