Destaque Fotopédia

Os ângulos inusitados de German Lorca

Livros de fotografia

O emprego na contabilidade era a certeza do salário no final do mês e uma profissão com futuro promissor. Mas quando Lorca apaixonou-se pela fotografia, no final da década de 40, ele logo tornou-se referência na produção artística e publicitária. German Lorca nasceu e viveu em São Paulo, é dele um dos maiores acervos de fotografia da cidade, que retratam o cotidiano, as paisagens e personagens exóticos de São Paulo.

iPhoto - German Lorca (4)

Na época São Paulo já possuía um crescimento acelerado e muitas das vistas que Lorca eternizou não podem mais ser vistas “A vista da Faculdade de Direito não é mais a mesma. O prédio, de onde a foto foi tirada, foi demolido. É uma vista que não poderá mais ser reproduzida.” Em 1954, Lorca foi convidado para ser o fotógrafo oficial do IV Centenário da cidade de São Paulo, seus ângulos inusitados de personalidades fizeram parte da narrativa.

iPhoto - German Lorca (12)

Em 1949, Lorca passa a fazer parte do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB), e junto de outros fotógrafos como José Yalenti, Thomaz Farkas e Geraldo de Barros, criam novas visões dentro da fotografia. Foi por meio dessas criações do espírito artístico que o Foto Clube conseguiu o reconhecimento da fotografia como arte.

iPhoto - German Lorca (3)

iPhoto - German Lorca (1)

iPhoto - German Lorca (2)

iPhoto - German Lorca (5)

iPhoto - German Lorca (6)

iPhoto - German Lorca (7)

iPhoto - German Lorca (8)

iPhoto - German Lorca (9)

iPhoto - German Lorca (10)

iPhoto - German Lorca (11)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

23/31

 

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!