É bem comum ouvir dizer que a câmera “engorda”, especialmente atrizes em programa de TV. E o cálculo costuma ser por volta de 5 quilos – o que é muita coisa pra algumas pessoas. Mas como isso acontece? No GIF abaixo você consegue ver o milagre da multiplicação de quilos (ou do emagrecimento):
Isso acontece por causa da distância focal da lente, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o semblante, o que “engorda” ou até mesmo “emagrece” alguém. Na busca pela melhor lente para retratos, o fotógrafo Dan Vojtech fez uma série de 9 retratos nas distâncias de 20 milímetros, 24mm, 28mm, 35mm, 50mm, 70mm, 105mm, 150mm e 200mm. Para que o rosto do modelo parecesse o mesmo em cada foto, colocou a câmera mais perto com as lentes grande-angulares e mais longe fotografando com as teles.
“É sempre difícil de responder qual é a melhor distância focal para um retrato”, diz Vojtech. Ainda assim, as distâncias focais comumente recomendadas para retratos estão entre 85mm e 135mm, pois ajudam a evitar distorções como o afinamento ou o aumento da face do modelo. Existem, é claro, outros fatores que influenciariam na distorção e “engorda” do modelo. Não apenas a lente, mas o tamanho do sensor e, principalmente, a distância entre o fotografado e a câmera ditarão a perspectiva e distorção na foto.
via PetaPixel