Depois de gafe com fotógrafos de casamento, Magazine Luiza pede desculpas

Qual é o item mais irritante para um fotógrafo de casamento em uma cerimonia? Com certeza pessoas que ficam se intrometendo e fotografando com smartphones. Nada pior, então, do que a suposição de que um fotógrafo de casamento poderia ser substituído por alguém com um celular, certo? Mas foi isso que um comercial da loja Magazine Luiza deu a entender:

https://www.youtube.com/watch?v=V01XOqoXzEY

Em seu comercial para vender o iPhone 7, a loja mostrou uma noiva desesperada porque o fotógrafo “deu cano”. Um amigo diz “relaxa” e mostra um iPhone para ela, com as cenas posteriores desse amigo supostamente fotografando o casamento. Depois de muita discussão nas redes sociais, a Magazine Luiza divulgou uma nota pedindo desculpas:

“A diretoria do Magazine Luiza, em nome dos seus 20.000 colaboradores, pede sinceras desculpas a toda a comunidade de fotógrafos do Brasil. Isso porque, na última sexta-feira, dia 4 de agosto, veiculamos na TV e na nossa página no Facebook um anúncio do iPhone 7 que incomodou, profundamente, muitos desses profissionais.

Jamais tivemos a intenção de ofendê-los com nossa peça de publicidade. Mas, mesmo sem querer, cometemos erros. E, desta vez, erramos com vocês. O anúncio já foi retirado de circulação.

Sabemos que nenhum equipamento, por melhor que seja, substitui o profissionalismo, a técnica e, sobretudo, o olhar sensível de um bom fotógrafo. Vocês fazem e continuarão a fazer parte dos registros dos melhores momentos das vidas de cada um de nós. Por isso, de novo, pedimos sinceras desculpas”

De acordo com o Papo de Fotógrafo, Rafael Petrocco, apresentador do podcast, recebeu uma ligação da Sra. Luiza Helena, presidente da rede Magazine Luiza. Ela se desculpou do ocorrido, afirmando que a campanha foi produzida pela Apple e o departamento de marketing da loja apenas aprovou, sem imaginar que seria ofensivo aos fotógrafos. Assim que soube do ocorrido, Luiza Helena ordenou a retirada do ar daquele comercial.

Foi um atitude rápida e correta por parte da loja, e infeliz por parte de quem produziu o comercial. Pois é preciso frisar algumas coisas: uma cobertura fotográfica de casamento é algo muito sério, contratado com meses e até um ano de antecedência, e um fotógrafo que “deu cano” facilmente poderia ser processado por não comparecer à cerimonia. O que está longe da realidade, neste que é um mercado dos mais profissionalizados do país. Aliás, um só fotógrafo não dá conta de um casamento sozinho, é sempre acompanhando de mais um ou dois profissionais, no mínimo.

Por último, é sempre bom reafirmar o óbvio: quem faz a fotografia de qualidade não é o equipamento, é o fotógrafo e todo seu estudo e conhecimento. Assim como quem faz uma pintura não é o pincel, é o pintor. É realmente ótimo ter hoje tecnologia suficiente em um celular para fotografarmos tranquilos nossos almoços em famílias, passeios… Mas não se compara com a fotografia de casamento, nem de esporte, nem de bebês, etc.

Se os fotógrafos de casamento ficaram chateados com esse tipo de comercial, devo dizer: estão com toda razão. É preciso respeitar a profissão de fotógrafo, e agora mais do que nunca.

O que você achou deste caso? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

Sair da versão mobile