Flocos de neve tornaram-se uma obsessão para o fotógrafo macro extremo Don Komarechka. E essa obsessão o levou mais longe do que esperava. Exatamente 2.500 horas de trabalho ao longo de 5 anos. Tudo isso para criar a composição abaixo, intitulada “O floco de neve”.
São mais de 400 flocos de neve originais, todos medidos com precisão e dimensionados para que todos eles tivessem a escala original relativa à comparação entre um e outro. Em média, 40 imagens foram necessárias para criar cada floco. Isso para conseguir ter toda a estrutura em foco, de ponta a ponta, e depois combinar todas as imagens. Cada floco levou em média 5 horas para ser finalizado na edição.
Mas por que demorou tanto? Cada floco de neve foi fotografado em um ângulo específico para que o brilho da lente refletisse na superfície do cristal e retornasse para a lente da câmera. Se os flocos fossem fotografados exatamente de “frente”, seria necessária uma fonte de luz saindo de dentro da lente da câmera. Meio difícil isso, ein.
Este ângulos nítidos eram apenas uma parte do floco completo. O grande problema na edição foram os fatores deslocamento e rotação. Foi muito difícil corrigir para a perspectiva certa e existiram problemas em misturar as arestas de certas camadas; problemas que precisam ser corrigidos manualmente. Além disso, medir os flocos de neve e calcular a escala de cada um em relação ao outro foi uma tarefa igualmente demorada e difícil.
Medir flocos de neve é uma tarefa demorada, e do direito material é necessário para obter resultados precisos. Os metadados de ampliação da lente macro Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x ajudaram bastante. A maior medida de um floco de neve é de apenas 11 milímetros de diâmetro, então dá pra entender a grande tarefa de medir estes minúsculos assuntos.
As imagens são incríveis quando você observa vem e mergulha nos detalhes. “O floco de neve” está disponível como um cartaz imprimir com provas do artista disponíveis também. É possível comprar o cartaz com a foto completa clicando aqui.
FONTE: PETAPIXEL