De 20 anos atrás, câmera Nikon fotografa mais rápido que atual
A tecnologia da fotografia é uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos. Mas existem coisas antigas que não são ultrapassadas com tanta facilidade. É o caso da câmera fotográfica analógica Nikon F3H SLR, lançada em junho de 1996. A câmera fotografa no modo contínuo (burst) em nada menos do que 13fps.
Porém, a Nikon F3H não era uma câmera tão comum, não era algo que pudesse ser comprado por qualquer um. Ela é uma F3 com uma modificação de espelho fixo semi-transparente, e foi originalmente destinada a fotógrafos de imprensa cobrindo os Jogos Olímpicos de 1998. Poucas unidades foram fabricadas, entre 500 e 800 câmeras. Ela é extremamente rara de se encontrar, custando cerca de US$ 5.500 hoje em dia.
Mas esta câmera analógica tão antiga consegue mesmo ser mais rápida do que uma digital? No vídeo abaixo, fotógrafo Ron Vollmershausen coloca a Nikon F3H lado a lado com outra câmera, a Nikon D3, lançada em 2007. É certo que a D3 não é a última novidade em tecnologia pelos padrões de hoje, mas é muito mais nova do que a F3H. Enquanto a Nikon F3H chega a 13fps (frames por segundo), a D3 fica para traz com 11fps. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=T6iHXbQ15zk
Mesmo em comparação com uma câmera digital mais nova e mais rápida, tecnicamente a F3H é mais rápida que a Nikon D5. Apenas tecnicamente, pois mesmo que a D5 atinge o máximo de 12fps, em 3 segundos de 13fps da F3H você já teria acabado com um filme de 36 poses. Ou seja: não adiantaria toda essa velocidade num sistema de captura em quantidade limitada. Ainda assim, é uma velocidade surpreendente em uma câmera antiga.
GOSTO MUITO DOS EQUIPAMENTOS DA NIKON, TENHO VÁRIAS MÁQUINAS, OBJECTIVAS, FLASH E FILTROS ETC, ETC. DESDE AS MÁQUINAS ANALÓGICAS ÀS DIGITAIS.
TENHO CURSO DE FOTOGRAFIA E FAÇO TRABALHOS DA ÁREA À MUITOS ANOS, MAS SOU INFORMÁTICO.
OS MELHORES CUMPRIMENTOS.