Composição Preto e Branco

Curta mostra a importância da direção de fotografia

Quem cuida de todos esses detalhes no filme é o diretor de fotografia e ele é um dos responsáveis por fazer com que o roteiro ganhe vida. Os alunos do curso de Fotografia da Universidade do Vale do Itajaí ganharam o desafio de exercer essa função.

Você já parou para analisar como a fotografia é usada no cinema? A luz, o enquadramento, a composição e até mesmo as lentes utilizadas? Quem cuida de todos esses detalhes no filme é o diretor de fotografia e ele é um dos responsáveis por fazer com que o roteiro ganhe vida. Os alunos do curso de fotografia da Universidade do Vale do Itajaí ganharam o desafio de exercer essa função.

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (6)

Alan Vieira, Ana Nascimento, Maria Eduarda Mallmann e Vanessa Sarneski cursam fotografia na universidade catarinense e, em uma das disciplinas, Fotografia para Cinema, eles ganharam a tarefa de produzir um curta-metragem. Mas o trabalho foi grande, pois precisaram fazer desde a adaptação do roteiro, a partir do texto “Sem Ana, Blues”, de Caio Fernando de Abreu, até a edição final. “Já no começo nosso objetivo era buscar referências sensoriais que trouxessem todo o universo do personagem principal, mas sem cair no clichê” afirma Alan. 

Abaixo seguem alguns frames do curta, no qual eles buscaram demonstrar como a direção de fotografia é importante para o cinema.

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (1)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (2)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (3)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (4)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (13)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (12)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (8)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (10)

iphoto_editora_direcao_de_fotografia_sem_ana_sem_blues.jpg (9)

Gostou das imagens? Veja como ficou o resultado final: