Curiosidades

Vídeo raro de apresentação dos Beatles é encontrado 50 anos depois

Livros de fotografia

Cenas de uma apresentação dos The Beatles a lendária banda que marcou o mundo da música foram encontradas no porão de um colecionador. A aparição em questão aconteceu no programa Top of the Pop da BBC e a emissora não havia nenhum registro desse episódio, sendo um dos mais famosos da época.

Considerado um dos programas de maior sucesso o Top of the Pops foi ao ar de 1964 a 2006. O Fab Four foi ao palco para uma apresentação no dia 16 de junho de 1966 e a emissora acabou perdendo as gravações. As primeiras imagens foram encontradas no México, um clip de 11 segundos sem áudio. Até que o colecionador britânico David Chandler percebeu o que havia encontrado, uma gravação de 92 segundos captada com uma câmera de filme 8mm.

As imagens foram entregues a Kaleidoscope, uma organização que trabalha justamente com restauração de arquivos de vídeo. A gravação mostra a banda interpretando a canção “Paperback Writer”, além de cenas como Dusty Springfield cantando “Goin ‘Back” e Tom Jones cantando “Green, Green Grass of Home”. O achado de Chandler foi considerado o Santo Graal.

Durante 50 anos as imagens ficaram guardadas no sótão de Chandler, cenas que estavam sendo procuradas pela emissora BBC e pelos fãs; a apresentação já era considerada famosa por seu sumiço e uma especulação, até que as raras imagens apareceram. Segundo a BBC a aparição dos Beatles em 1966 foi a única aparição ao vivo.

Para conferir o vídeo encontrado acesse aqui.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário