Curiosidades

Timelapse do Google Earth mostra as transformações do mundo

congresso de fotografia

O mundo está em constante transformação e relatar essas mudanças tem se tornado cada vez mais comum, essa intenção carrega uma bagagem esperançosa e as fotografias tornam-se documentos e um meio de comunicação mais tangível. O Google Earth vem captando imagens do nosso planeta pelas quais podemos observar mudanças enormes em sua superfície. A compilação de fotografias datam de 1984 a 2018.

A quantidade de informações contidas nas fotografias nos faz analisar as transformações nas quais submetemos o planeta Terra. O desenvolvimento de cidades pode ser observado pela compilação de imagens e isso nos faz imaginar como o mundo estará daqui alguns anos. Os alertas para desacelerarmos o ritmo de atividades danosas surgem a todo instante. Mas as ações realmente transformadoras são pequenas perto do impacto ambiental. No site do Google Earth é possível acessar vários lugares do mundo e analisar o timelapse daquele local específico.

Nos últimos anos o Brasil sofreu com fortes agressões à natureza como o rompimento de barragens e desmatamento. Mas há outros países que precisam ser citados como causadores de ações extremas como a expansão da costeira em Dubai, o esgotamento do Mar em Aral, no Cazaquistão, o crescimento urbano acelerado na China, o derretimento de geleiras no Alasca. A fotografia nos apresenta o sentido de vida e a importância de sua preservação, vida num sentido literal, que se trata de um planeta que nos dá a vida diariamente.

Esse enorme timelapse do Google Earth nos faz pensar como fotógrafos o que podemos fazer para ajudar a Terra? Como podemos ajudar o mundo a observar a ele mesmo como fonte transformadora? Como usar a fotografia para gerar impacto positivo? Como a comunidade de fotógrafos do mundo todo podem trabalhar em prol de um bem maior? Como a sua fotografia pode ajudar?

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!