Curiosidades Destaque

Primeiras fotos da história são expostas em museu

Livros de fotografia

Você já parou pra pensar como seriam as primeiras fotografias da história? Três dessas fotos serão exibidas no National Media Museum, na Inglaterra. Estas imagens foram criadas pelo pioneiro Joseph Nicéphore Niépce, fotografo francês nascido em 1765.

As fotos, que seu criador chamou de heliógrafos, foram tiradas durante a década de 1820 e fazem parte de um conjunto de 16 imagem atualmente espalhadas pelo mundo. Entre as imagens, está um retrato de Le Cardeal d’Amboise, uma pintura de Cristo carregando a sua cruz e uma paisagem ofuscada que se supõe ser um cemitério, que serão expostos.

Joseph Nicéphore Niépce/Divulgação
Fotografia “Un Clair de Lune” (1827) de Joseph Nicéphore Niépce.

Mas se você está pensando que essas fotos parecem mais com ilustrações do que as fotografias atuais, você está certo. Ao invés de mostrar cenas do mundo real, as fotos foram criadas a partir da exposição de gravuras desenhadas a mão.

Joseph Nicéphore Niépce/Divulgação
Fotografia “Le Cardinal d’Amboise” (1826), de Joseph Nicéphore Niépce.

A palavra heliógrafo vem da grega hélios, que significa “desenhar com o sol”. Niépce apelidou suas imagens assim devido à forma como elas foram criadas: expondo uma litografia em placa de estanho à luz dentro de uma câmara escura. As fotos demoravam oito horas para ficar prontas. As imagens resultantes, por terem sido feitas com luz, são consideradas as primeiras fotografias.

Joseph Nicéphore Niépce/Divulgação
Fotografia “Cristo Carregando Sua Cruz” (1827), de Joseph Nicéphore Niépce.

FONTE: DPREVIEW

paparazzo

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário