Curiosidades

NASA fotografa imagens de choque entre ondas supersônicas

Livro de fotografia

Essa semana a NASA superou expectativas. Fotografias de movimento supersônicos foram capturadas através de um teste avançado de tecnologia fotográfica. Na imagem você pode ver duas aeronaves supersônicas e suas ondas em choque, que são criadas quando uma aeronave alcança um nível maior que a velocidade do som. As rápidas mudanças de pressão causam esse efeito.

Aerial view cityscape from airplane at summer

O vôo ocorreu acima da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e o teste fotográfico realizado está sendo chamado de air-to-air. Para o engenheiro sênior de pesquisa da NASA, Dan Banks essas imagens são uma inovação e nunca foram vistas antes, sendo um passo muito grande. O cientista físico J.T. Heineck complementa “Nós nunca sonhamos que seria tão claro, tão bonito.”

Um filtro especial de hidrogênio alfa foram usados em câmeras que usam o sol como pano de fundo. A técnica fotográfica da NASA leva o nome de Schlieren. E muita gente pensando que a NASA estava interessada apenas em astros. A verdade é que esse avanço tecnológico vai permitir novas descobertas e imagens incríveis.

Fonte: NASA

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário