Mulher lembra como foi fotografada quando tinha só 12 dias de vida

A fotografia é um tipo de memória física que registra de forma permanente aquilo que nossos olhos e mente não conseguem armazenar para sempre. Por isso, pessoas que tem a capacidade de lembrar, em detalhes, de coisas que viram apenas uma vez, segundo a ciência, possuem uma memória fotográfica.

Agora imagine você ter o dom de memorizar nos mínimos detalhes todos os dias da sua vida. Parece impossível, né? Mas não é. A australiana Rebecca Sharrock, de 27 anos, é uma das 80 pessoas no mundo inteiro com uma super memória, que permite a ela lembrar e registrar todos os dias de sua vida, inclusive quando seu pai tirou uma foto dela, acredite, 12 dias após ela nascer. Rebecca lembra até que a ideia de fazer a foto no banco do motorista foi de seu pai.

E mais incrível, quando criança para manter sua mente ocupada, a australiana leu todos os livros da série Harry Potter e depois recitava palavra por palavra para sua mãe. Como é possível isso? Rebecca e menos de 100 pessoas no mundo possuem uma síndrome raríssima conhecida com Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, sigla em inglês), que permite lembrar de coisas que aconteceram desde os primeiros dias de sua vida. Pesquisadores americanos da Universidade da Califórnia (EUA) fizeram vários exames e testes que confirmaram que Rebecca tem a super memória.

Já pensou que legal seria você fotografar um recém-nascido, no estilo newborn, com esse tipo de memória e depois no futuro ele se lembrar de tudo e contar como foi. Seria bem legal, né?

Dá uma conferida no vídeo que fiz mostrando essa história incrível da Rebecca Sharrock e também, é claro, pessoas que sofrem na “internéta” pela falta de uma boa memória:

Artigos relacionados