Curiosidades História da Fotografia

Morre marinheiro da icônica foto “The Kiss”

iPhoto Editora

O marinheiro protagonista da icônica foto “The Kiss” faleceu aos 95 anos, após um derrame no domingo (17). George Mendonsa morava em Middleton, nos Estados Unidos. Ele serviu no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

A imagem é do fotógrafo Alfred Eisenstadt e foi captada em 1945 para a revista Life num grande momento de comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial, na Times Square, em Nova York. Porém, esta fotografia contém grandes controvérsias.

Eisenstadt conta que estava fotografando com sua Leica quando viu um marinheiro correndo pela avenida e beijando a primeira mulher que encontrou. Fez a foto mas não se sentiu satisfeito. “De repente, vi alguém pegando algo branco. Virei-me e cliquei o momento em que o marinheiro beijou a enfermeira. Se ela estivesse vestida de preto, nunca teria feito a foto” conta o fotógrafo.

Acontece que a mulher da foto é a enfermeira Greta Zimer Friedman e estava pelo local. “Eu não o vi chegar, mas subitamente estava presa num abraço forte” conta Greta “O homem era muito forte, eu não estava beijando ele, ele estava me beijando”.

Porém a história eternizada na fotografia é outra, conhecida como um dos momentos mais românticos do mundo, combinando perfeitamente com o fim de uma guerra e o início de vidas felizes. Uma época em que o tema assédio não era tão abordado, ainda mais na fotografia.

Fonte: Folha de São Paulo

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

É formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário