Curiosidades

Montagens apresentam o contraste social no mundo

Foto: Essa Ahmed
Livros de fotografia

A fotografia pode ser um meio incrível de apresentar o mundo aos que não estão dispostos a vê-lo. Injustiças, guerras e desavenças sociais permeiam a história da humanidade e geram caos. Enquanto isso do outro lado há pessoas felizes e confortáveis vivendo suas vidas. Claro que os problemas do mundo não são culpa de ninguém, mas há esse contraste, e muitas vezes é necessário enxergá-lo. 

Siria | Foto: Yasin Akgül

Uma série de montagens desenvolvidas por Uğur Gallenkuş que mora em Istambul, na Turquia, apresentam a realidade de seu país e o contraste social com outras partes do mundo. Na série publicada no Bored Panda ele diz. “Eu comecei meu primeiro trabalho no universo paralelo em uma reportagem. Comecei a ver medo e desespero aos olhos das crianças refugiadas que tentavam chegar à Europa. Acho que não sabemos nada sobre guerra, fome e outras questões importantes.”

Foto: K.M. Asad

O despertar da consciência é necessário e a fotografia pode ser um meio magnífico para esse processo. Não significa que você precise se sentir mal pelo o que está acontecendo, mas precisa existir empatia e a partir dela, buscar sua própria maneira de transformar o mundo ao redor. “A mensagem que quero transmitir através do meu trabalho é versátil. Os países desenvolvidos vivem no luxo e na paz, mas gostaria de lembrá-los de que as pessoas nos países subdesenvolvidos vivem na dor, na fome e na guerra” conclui Gallenkuş.

Foto: Paula Bronstein
Foto: Diego Ibarra 
Foto: Joseph Eid
 Foto: Yannis Behrakis
Foto: Abdullah Hammam
Foto: Felipe Dana
Foto: Patrick Robert 
Foto: Jerome Delay
Foto: Amer Almohibany

Fonte: BoredPanda

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário