Curiosidades

Fotógrafo capta timelapse em cidades com alta poluição luminosa

O fotógrafo e cineasta Asif Islam capturou um timelapse em formato 8K que nos apresenta toda a poluição luminosa. Ele usou o popular site darksitefinder.com para procurar locais com níveis de poluição luminosa como Los Angeles, Califórnia  e o deserto da Great Basin.

“A maioria de nós vive sob um céu poluído, com muita luz, e algumas pessoas nunca viram a Via Láctea. Durante um blecaute em 1994, os moradores de Los Angeles ligaram para o 911 quando viram a Via Láctea pela primeira vez ”, escreve Asif na descrição do vídeo. “Estamos perdendo nossa conexão com o céu noturno, que nos proporcionou maravilhas como Stonehenge, as pirâmides de Gizé e o calendário maia. Também mantém simples nossas vidas politizadas e sobrecarregadas de trabalho e nos torna mais gentis e atenciosos. ”

O fotógrafo explica que muita da luz exposta nas cidades são desnecessárias. “Embora não possamos imaginar cidades populares como Los Angeles e Manhattan quase no escuro ao anoitecer, podemos limitar a poluição luminosa, especialmente o brilho do céu”, explica ele. “O brilho do céu é o resultado da luz direcionada para cima, em vez de onde é mais útil: nas ruas e nas casas. Assim, a maior parte da luz artificial de uma cidade é desperdiçada de qualquer maneira. ”