Curiosidades

Estudo aponta que projetos fotográficos diários melhoram o bem-estar

Foto: Tookapic/Pexels

Fotografar todos os dias e depois compartilhar online melhora o bem-estar. Isso é o que aponta um estudo realizado por cientistas britânicos descobriram depois de analizarem um grupo de pessoas que se comprometeram com projetos fotográficos que consistem em tirar e publicar uma foto por dia.

Os resultados foram publicados em um artigo na revista Health, intitulado “A prática digital diária como forma de auto-cuidado: Usando a fotografia para o bem-estar diário”. Os cientistas Andrew M Cox, da Universidade de Sheffield, e Liz Brewster, da Universidade de Lancaster, estiveram por trás do estudo.

A dupla de cientistas selecionou uma amostra de pessoas com idades entre 20 e 60 anos. Durante dois meses, os participantes publicaram uma foto todos os dias em redes sociais online como Instagram, Flickr e Blipfoto. Durante esse período, os pesquisadores registraram as fotos tiradas, legendas escritas e interações com outros fotógrafos nas comunidades online.

Após analisarem os resultados, os cientistas concluíram que comprometer-se em um projeto fotográfico diário não é uma prática simples, exige esforço e possui variações complexas. Porém, a atividade pode fornecer vários benefícios para a melhorar a saúde do praticante.

Eles descobriram que o ato de fotografar e compartilhar fotos diáriamente melhora o bem-estar de uma pessoa através do autocuidado (é terapêutico e renovador), interação da comunidade (fornece interação regular com pessoas que compartilham os mesmos interesses), e reminiscência (fornece a capacidade de olhar para trás em sua vida).


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!