Curiosidades

Entenda o visual da fotografia em infravermelho

Fotos e vídeos em infravermelho têm um visual muito particular, que você provavelmente já conhece. Mas você sabe porque elas têm essa aparência? O fotógrafo e biólogo Andrew Steele criou um vídeo que explora o assunto através de imagens infravermelhas do lado “invisível” de Londres. Ele mostra o que você veria se sua visão se estendesse além da ponta vermelha do arco-íris. Assista:

As imagens infravermelhas foram filmadas usando uma câmera Nikon D5200 “convertida em espectro completo removendo o espelho e substituindo-o por uma janela de sílica fundida e, em seguida, usando um filtro IR de 720nm para cortar comprimentos de onda visíveis”.

Uma das características mais notáveis das imagens em infravermelho talvez seja as árvores e demais plantas brancas, como se estivessem cobertas por neve, transformando o verão em inverno. Andrew explica que a cor verde reflete muito o infravermelho e por isso as árvores e gramas aparecem brancas.

Steele também mostra algo que você pode não saber sobre câmeras infravermelhas: elas podem fazer com que os óculos de sol pareçam completamente transparentes e podem realizar um “milagre reverso” transformando o vinho tinto em “água” transparente.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!