Curiosidades

Drones auxiliam bombeiros no incêndio da Catedral de Notre-Dame

Livros de fotografia

Na última segunda-feira, 15, a histórica Catedral de Notre-Dame sofreu com um incêndio que destruiu uma parte da estrutura. Para ajudar no processo de rastreamento das chamas os drones DJI Mavic Pro e Matrice M210 foram utilizados pelos bombeiros para realizar a localização em tempo real.

Foto: FRANCOIS GUILLOT/AFP/Getty Images

Os drones foram enviados pelo Ministério do Interior da França, o equipamento com visão aérea do incêndio permitiu que a equipe de bombeiros pudessem posicionar as mangueiras nos locais onde o fogo iria atingir primeiro. Um porta-voz informou à USAinformations que o acidente poderia ser maior mas que com a ajuda dos drones eles puderam atuar com precisão “é graças a esses drones, esta nova técnica absolutamente essencial hoje que poderíamos fazer uma escolha tática para parar o fogo no momento em que potencialmente ocuparia os dois campanários.”

Os drones DJI Mavic Pro e Matrice M210 utilizam câmeras 4K apresentando uma imagem mais detalhada dos acontecimentos. O uso do equipamento em resgate vem sendo comum pela sua economia comparada ao uso de helicópteros e agilidade. Além disso o tamanho dos drones facilita o acesso a lugares menores.

Foto: Patrick Andijar

O uso de drones em Paris é restrito, normalmente eles são geo-bloqueados quando chegam a áreas não permitidas, mas no caso a DJI conseguiu desbloquear os equipamentos a tempo de ajudar os bombeiros a salvarem a Catedral de Notre-Dame.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!