Curiosidades

A história por trás da foto “Crianças à venda”

congresso de fotografia

Para muitas famílias o sofrimento causado pela guerra as perseguiu por anos. Nesta foto de 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial, vemos quatro crianças sentadas e uma placa ao lado indicando que estavam a venda. A mãe grávida de seu quinto filho esconde o rosto. A fotografia surgiu no The Vidette-Messenger de Valparaiso, Indiana, pela primeira vez.

Sue Ellen e RaeAnn Mills

O Sr. e Sra. Ray Chalifoux estavam sendo despejados de sua casa, a situação de desemprego e desespero causou a situação da venda dos filhos, fazia algum tempo que a comida era escassa na casa dos Chalifoux. Há rumores de que a mãe foi paga para montar a foto, mas no final as crianças foram realmente vendidas. No degrau mais alto estão Lana de 6 anos e RaeAnn com 5 anos. Abaixo estão Milton, 4 anos e Sue Ellen, 2 anos.

Em agosto de 1950 a família Zoeteman comprou duas crianças, RaeAnn Mills e seu irmão Milton. Eles eram tratados como escravos da família, acorrentados em um celeiro e obrigados a trabalhar no campo. Quando Bedford nasceu, em 1949, foi adotado por Harry e Luella McDaniel, seu nome foi mudado para David McDaniel, vivia a poucos quilômetros dos irmãos, ele lembra de ir ao encontro de bicicleta e soltá-los das correntes em que ficavam presos. David conta que seus pais adotivos eram muito religiosos e rígidos, mas não sofreu abusos.

RaeAnn Mills

Com 17 anos RaeAnn foi sequestrada e estuprada, a família a mandou para uma casa de garotas grávidas onde deu à luz, os Zoeteman disseram que ela poderia ficar com o bebê, mas aos seis meses de vida a criança foi adotada por outra família. Seu irmão Milton sofreu inúmeros casos de abusos e passou a reagir de forma agressiva e furiosa. Um juiz o considerou ameaça a sociedade e o mandou para viver em um hospital psiquiátrico.

Raen Ann e Milton com os Zoeteman

O encontro com Lana e Sue Ellen veio muitos anos depois por meio das redes sociais. Lana havia falecido em 1997 de câncer, ela tinha uma filha que contou a RaeAnn que a mãe sempre falava em encontrar a irmã antes de morrer. Sue Ellen estava vivendo em Chicago, e faleceu em 2013, o irmão David conseguiu falar com ela por telefone algumas vezes, mas eles nunca se viram pessoalmente.

David McDaniel

A legenda original publicada com a fotografia em 04 de agosto de 1948, Chicago, Illinois, EUA – Eles estão no leilão. Esses pequenos filhos do Sr. e Sra. Ray Chalifoux de Chicago, Illinois. Durante longos meses, Ray e sua esposa, Lucille, 24 anos, travaram uma batalha desesperada, mas perdida, para manter a comida na boca e um teto sobre suas cabeças. Agora desempregados e enfrentando o despejo de seu apartamento quase estéril, os Chalifoux se renderam à sua decisão de partir o coração. A foto mostra a mãe soluçando enquanto as crianças se perguntam nos degraus. Da esquerda para a direita: Lana, 6. Rae, 5. Milton, 4. Sue Ellen, 2 anos de idade. — Imagem por Bettmann / CORBIS

Fonte: nwi.com

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!