Cinema Curiosidades

8 atores famosos que também gostam de fotografar

Livro de fotografia

Domingo acontece a cerimônia do Oscar 2020. Mas além do amor pela sétima arte, muitos atores possuem uma grande paixão (e talento) pela fotografia. Confira a lista que tem desde Brad Pitt a ator do filme Senhor do Anéis.

Brad Pitt

Brad Pitt é um dos atores mais famosos do cinema. Mas além da paixão pela sétima arte, Pitt também é apaixonado por fotografia. Ainda quando era casado com Angelina Jolie foi publicada uma entrevista dela na revista W Magazine em que todas as fotos da matéria foram feitas por ele. Pitt adorava registrar a rotina da família, dos filhos e da esposa. Angelina chegou a confessar: “Eu amo a fotografia dele. Algumas pessoas têm um hobby e encontram o caminho mais rápido para ele e ficam muito satisfeitas com o resultado imediatamente. Mas ele é alguém que realmente vai estudar a câmera, vai comprar a mais complicada e realmente entender a ciência por trás dela”, disse Jolie, em entrevista.

Viggo Mortensen

O ator dinamarquês-americano Viggo Mortensen é praticamente a definição do dicionário de um homem da Renascença. Um ator, produtor, autor, músico, poeta e pintor, ele também é um fotógrafo talentoso. Com parte de seus ganhos dos filmes de “The Lord of the Rings”, ele fundou a editora Perceval Press para ajudar outros artistas, e também publicou seus próprios livros altamente respeitados, apresentando sua própria poesia, fotografia e pintura.

Aaron Eckhart

Aaron Eckhart

O ator Aaron Eckhart, mais conhecido por sua aparição no filme “The Dark Knight”, é bastante sério sobre sua fotografia. Em 2012 ele se ofereceu para visitar a República Dominicana, que estava sofrendo danos devastadores por furacões, em nome da instituição de caridade AmeriCares, especializada em assistência médica em áreas de desastre. Eckhart passou três dias fotografando em várias instalações, incluindo unidades de câncer, unidades de HIV, unidades de crianças e casas de idosos, e várias de suas imagens foram depois leiloadas ao público por milhares de dólares cada.

Gary Oldman

Gary Oldman com uma câmera grande formato durante o curta metragem “The Carnival of Dreams”

O ator e diretor britânico Gary Oldman é um fotógrafo talentoso e um entusiasta por equipamentos históricos. Atualmente, ele está trabalhando no filme Flying Horse, sobre Eadweard Muybridge, o pioneiro da fotografia em movimento.

Ao longo dos anos, Oldman também cultivou um distinto estilo fotográfico, fotografando os bastidores de filmes como “The Book of Eli” e “Child 44”, com uma câmera panorâmica Widelux F6B com lentes Swing. Em 2012, seu trabalho foi exposto no Museu Kennedy, em Berlim, e em 2016 na Galeria Flores, em Londres.

Jessica Lange

Jessica Lange durante sua exposição realizada no MIS, em São Paulo, 2016 | Foto: Leticia Godoy

Atualmente conhecida por seus papeis na série “American Horror Story”, a premiada atriz Jessica Lange também é uma talentosa fotógrafa. Ela publicou seu primeiro fotolivro em 2008, com 50 estudos em preto e branco de pessoas desconhecidas e lugares distantes. A publicação foi acompanhada por uma exposição na George Eastman House, em Rochester, Nova York, e Lange recebeu o primeiro George Eastman House Honors Award no ano seguinte. Em 2016 o Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebeu a exposição “Jessica Lange: fotógrafa”, originalmente intitulada “Unseen”.

Jeff Bridges

Jeff Bridges e sua câmera Widelux

Jeff Bridges é um dos atores mais bem sucedidos de Hollywood. Em 2010 foi premiado com o Oscar por sua atuação no filme “Crazy Heart”, tendo sido indicado seis vezes ao longo de uma carreira que se estende por cinco décadas. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que Bridges tem fotografado os sets de seus filmes por mais de 30 anos usando uma câmera Widelux, capturando momentos dos bastidores, registrando os atores, a equipe e os locais de filmagem.

Após a conclusão de cada filme, ele edita as imagens em um livro e dá cópias a todos os envolvidos. Os livros, que se tornaram valorizados por colecionadores, nunca foram destinados para venda ao público, mas, em 2006, a editora Powerhouse publicou “Pictures: Photographs by Jeff Bridges”, uma compilação de fotos feitas em várias locações ao longo dos anos. Ele também vende impressões de seu trabalho através da The Rose Gallery.

Em 2013, Bridges foi homenageado durante a vigésima nona edição do Infinity Awards, prêmio de fotografia promovido anualmente pelo International Center of Photography, em Nova York.

Norman Reedus

Norman Reedus

O modelo e ator Norman Reedus é mais conhecido pela série “The Walking Dead”. Mas muito antes de encontrar a fama, ele já nutria uma paixão pela fotografia, que começou quando ele teve aulas no ensino fundamental e médio. A fotografia tornou-se uma séria busca quando ele se mudou para Los Angeles aos vinte e poucos anos e apresentou exposições de arte com amigos da Otis College of Art e Design.

Reedus continuou a desenvolver seu estilo distinto, que gira em torno do tema recorrente de tornar a beleza perturbadora. Seu trabalho foi exibido em Berlim, Hamburgo, Nova York, São Francisco e Los Angeles; publicado em um volume de colecionador de edição limitada intitulado “The Sun’s Coming Up… Like a Big Bald Head” (Autorscape 2013) e vendido em leilão na Sotheby’s.

Tim Roth

Tim Roth durante abertura da exposição de Vivan Maier na galeria Merry Karnowsky , em 2013

Figura carimbada nos filmes de Tarantino, o ator britânico Tim Roth entrou na fotografia quando criança, foi para a faculdade de arte quando adolescente e sempre foi fascinado por câmeras. Por isso, não é surpreendente que ele tenha um talento para a fotografia, que veio à luz quando Francis Ford Coppola publicou suas imagens em sua revista literária, Zoetrope, em 2007.

O interesse de Roth pela disciplina também o levou a oferecer financiamento antecipado para a produção do documentário “Finding Vivian Maier”, sobre a grande fotógrafa que só teve seu talento descoberto após sua morte. Um colecionador entusiasta do trabalho de Maier, Roth também esteve centralmente envolvido na montagem de exposições de seu trabalho em Los Angeles.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário