500 anos de Leonardo da Vinci

No dia 15 de abril de 1452 nascia Leonardo da Vinci em Toscana, na Itália. Seus feitos e invenções até hoje deslumbram o mundo, e não é por menos, Da Vinci deixou um legado artístico e inovador que transpassa diversas áreas desde engenharia, matemática, biologia, botânica, arte e etc. Um gênio por completo, muito a frente de seu tempo.

Na data em que completa-se 500 anos de sua morte o mundo homenageia um homem de inteligência extraordinária que deixou obras preciosas como Anunciação, Mona Lisa, A última ceia, esculturas, inúmeros projetos na engenharia e teorias. Os cadernos de Leonardo eram cheios de desenhos, ideias e escritas que até hoje surpreendem e trazem conhecimento e novas visões. Um novo autorretrato de Da Vinci foi divulgado pela primeira vez.

Na época Da Vinci era um visionário, suas ideias mirabolantes pareciam inalcançáveis, mas seu trabalho no campo artístico é um legado indescritível para a humanidade. O Homem da Renascença, amante da natureza que desenvolvia estudos em anatomia para pintar seu quadros e estudava luz e óptica para a criação de obras como “A última ceia”. Estudos que pareciam limitados aos seus próprios campos, mas não quando aquele homem compreende seu intrínseco significado.

A iluminação são destaques nas obras de diversos artistas renascentistas, mas foi a partir de Da Vinci e suas técnicas de sombreamento, que traziam uma perspectiva bidimensional às suas pinturas, que a era do renascimento desenvolveu suas próprias características “dispor um corpo em uma superfície plana como se tivesse sido modelado e separado daquele plano” dizia Leonardo.

Fonte: Livro: Leonardo da Vinci de Walter Isaacson

Artigos relacionados