Crop x full frame: qual a diferença do bokeh nos sensores

Recentemente, alguns fotógrafos tem questionado a importância do tamanho dos sensores nas câmeras. No mês passado, o fotógrafo Manny Ortiz criou uma discussão sobre o tamanho dos sensores para provar que é possível obter resultados similares utilizando sensores cropado e full frame. Mais recentemente, o fotógrafo Thomas Heaton analisou não apenas dois, mas três tamanhos diferentes de sensores.

Uma consideração importante ao comparar câmeras com sensores de tamanhos diferentes é a relação de profundidade de campo e o resultado que elas fornecem fora da área de nitidez em uma cena. Para avaliar essa questão, o fotógrafo Bill Lawson fez um comparativo durante um ensaio ao ar livre, usando uma câmera com sensor full frame e outra com sensor APS-C (cropado). Assista ao vídeo abaixo:

Lawson usa uma lente 85mm f/1.8 em sua câmera full frame e uma lente 50mm f/1.8 na câmera com sensor cropado para capturar imagens com enquadramentos semelhantes. Em seguida, ele usa uma trena métrica para demonstrar com detalhe a profundidade de campo capturada em cada combinação de câmera/lente utilizando diferentes aberturas.

Para tornar o teste ainda mais interessante, Lawson experimenta diferentes configurações de abertura e distâncias de câmera em relação à modelo. É uma comparação simples, mas que proporciona uma ideia clara dos resultados de profundidade de campo e bokeh utilizando câmeras com sensores de tamanhos diferentes. Veja abaixo os comparativos para cada abertura testada:

Para conhecer mais sobre o trabalho de Lawson e ver mais vídeos como esse, acesse seu canal no YouTube.

Fonte: Shutterbug

Sair da versão mobile