Tendência

Fotógrafo cria imagens surreais e impressionantes com miniaturas

Fotografias surreais que parecem ter vindo de mundos paralelos. É isso que pensamos quando nos deparamos com as fotografias do mexicano Felix Alejandro Hernandez. Este fotógrafo comercial, baseado na cidade de Cancun, no México, dirige uma agência criativa chamada Project Matatema e um estúdio de fotografia, chamado Hernandez Dreamphography. Suas obras de arte criativas atraíram muitos grandes clientes nacionais e internacionais, como Audi Germany, Audi Middle East, Mattel, Nickelodeon, Volkswagen, Wilson e muitos outros.

Se você não conhece o trabalho de Felix, é algo que vale a pena pesquisar, independentemente de qual seja o seu gênero preferido de fotografia. Descrever o que Felix faz é um desafio por si só, mas pode ser melhor descrito como fotografia ambiental estilizada, mas o que mais choca é que tudo é feito em uma pequena mesa.

Felix dominou as técnicas fotográficas de misturar fotografia com arte digital e objetos em miniaturas para criar obras de arte únicas. “Meu único objetivo é criar e ganhar a vida fazendo o que eu amo…”, disse o fotógrafo.

“O mais complexo é replicar as paisagens. Neste caso a ‘areia’… que acho que ainda tenho que experimentar algumas coisas novas para conseguir um resultado melhor.” disse Félix. E essas técnicas de construção de cenários são talvez o que torna seu trabalho tão excepcional. Optando por uma abordagem prática, Felix pega brinquedos complexos e maquetes e passa horas repintando-os e construindo uma cena para fotografar. 

Enquanto o Photoshop oferece muitas ferramentas incríveis que permitem criar cenas, Felix começa sua base na realidade e só usa a pós-produção para fazer melhorias sutis. “A construção de um set pode levar de algumas horas a algumas semanas, dependendo se eu tenho que construir modelos e quão elaborado é o set.” Félix nos diz. 

Quanto ao equipamento, Felix foi capaz de nos fornecer uma lista modesta do que você encontraria em sua bolsa de câmera. Usando principalmente a Canon 5D Mark IV e a Canon 5D Mark III para corpos, ele também as emparelhará com a Canon TS-E 24mm f/3.5L II e Canon 24-105mm f/4L . Para as luzes, ele opta por uma mistura de Bowen XMS500s e estroboscópios PCB Einstein, por sua duração de flash incrivelmente curta. Emparelhado com essas luzes, há uma grande variedade de modificadores, para ajudar a criar uma luz suave e elegante, sem a necessidade de precisão que seria quase impossível nessa escala. Juntando tudo isso ao Capture One para conectar ao seu MacBook Pro, tudo o que resta é uma incrível quantidade de paciência, atenção aos detalhes e uma forte inspiração e olho para o que criar.

Artigos relacionados