Criatividade

Fotógrafo transforma 1,8 toneladas de lixo eletrônico em obras incríveis

A quantidade de dispositivos eletrônicos que são descartados diariamente em todo o mundo é infinita. Para aumentar a conscientização sobre esse problema cada vez maior, o fotógrafo Benjamim Von Wong pegou cerca de 1,8 tonelada de resíduos eletrônicos e usou para criar um conjunto de imagens surpreendentes.

Segundo Von Wong descreve em seu blog, uma média de 142 mil computadores foram jogados no lixo todos os dias nos Estados Unidos em 2010, observando que “o lixo eletrônico é o fluxo de resíduos municipais de mais rápido crescimento no mundo”.

O fotógrafo Von Wong

Von Wong descobriu que a Dell administra o maior programa de reciclagem do mundo, oferecendo reciclagem gratuita de resíduos eletrônicos em mais de 80 países. O maior desafio é aumentar a consciência das pessoas e fazer com que reciclem em vez de jogarem no lixo. Von Wong decidiu usar suas habilidades fotográficas para ajudar a fazer isso. Ele recebeu 1,8 tonelada de resíduos eletrônicos da Dell para as fotos, o que é aproximadamente a quantidade de desperdício eletrônico que um americano típico poderia gerar ao longo de sua vida. Veja abaixo as imagens:

Bastidores

Cinquenta voluntários passaram 10 dias classificando o lixo eletrônico em grupos de laptops, placas de circuito e teclados. Von Wong e sua equipe também construíram estruturas para os cenários usando madeira, tinta e ferramentas simples. Para criar a imagem intitulada “Portal”, os voluntários passaram até 6 horas em cada arco, cobrindo-os com placas de circuito. Também levou 8 horas para fazer o cabelo, maquiagem e bodypaint na modelo. Sobre a imagem ele comentou em seu Twitter:

“Esta foto veio a tona quando minha modelo @claracloutier teve a brilhante ideia de colocar cabos no chão. Essa mudança fez toda a diferença. Nunca duvide da sua capacidade de ter um impacto, mesmo que ‘não seja seu trabalho'”

Veja algumas imagens dos bastidores:

Para conhecer mais sobre o trabalho de Von Wong, acesse seu siteFacebook, Twitter ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!