Criatividade

Artista cria fotos que você pode ‘entrar’ nelas

Foto: Tony Walsh

O fotógrafo Chris Engman apresenta suas fotos de paisagem em grande escala de uma maneira incomum: em vez de exibi-las como impressões em 2D, montadas em suportes tradicionais, Engman transforma salas inteiras em fotos cobrindo as paredes, tetos e pisos com as impressões.

De um certo ponto de vista ao olhar para a sala, o espectador verá a foto inteira como ela foi capturada. Porém, entrando na sala ou visualizando de um ângulo alternativo, ficam visíveias partes da estrutura e imagens que foram esticadas para fornecer a ilusão da perspectiva.

Para a realização da obra “Containment”, que está sendo exibido na FotoFocus Biennial 2018 em Cincinnati, nos Estados Unidos, foram utilizadas mais de 300 impressões. Essa é a primeira vez que o trabalho de Engman é aberto para os visitantes entrarem – as mostras anteriores eram apenas fotos.

Foto: Tony Walsh
Foto: Tony Walsh
Foto: Tony Walsh

“A tensão entre a ilusão e o material é exibida nesses trabalhos, principalmente pelas diferentes formas em que o papel é usado para construir imagens”, escreve Engman. “Na obra intitulada ‘Refuge’, por exemplo, a imagem da cena arborizada foi impressa em mais de 150 pedaços de papel e depois fisicamente cortada e afixada em paredes e objetos dentro de um espaço arquitetônico. A sala em si foi então fotografada e a imagem resultante foi impressa em uma única folha de papel fotográfico.”

“No caso do primeiro, as propriedades físicas do papel são reconhecidas. No caso do último (e isso se aplica à maioria das fotografias), tudo sobre a apresentação é projetado para negar que o papel existe em tudo. O que importa e é enfatizado é a ilusão, ou, se preferir, a mentira.”

“Landscape for Candace”, 2015
“Landscape for Quentin”, 2017
“Prospect”, 2016
“Refuge”, 2016

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!