Criatividade

A ressignificação da fotografia por meio das colagens de Susana Blasco

Livros de fotografia

A artista espanhola Susana Blasco utiliza fotografias antigas para realizar colagens que nos trazem um novo sentido. Assim falando parece simples mas o trabalho de Blasco é literalmente a ressignificação daquela fotografia em específica. Fragmentos de uma vida que são moldadas dentro de uma vertente surrealista.

As possibilidades são infinitas mas Blasco nos apresenta por meio de suas colagens uma forma de comunicação simples e eficaz, é como se artista nos mostrasse como uma pessoa e memória pode ser modificada de acordo com cada versão; é talvez questionar o conceito de verdade absoluta, criado pelas ilusões de óptica.

As fotografias utilizadas nas colagens são encontradas em mercados públicos e feiras, por isso a diferença de tons nas imagens, aparentemente Blasco prefere lidar com uma faixa de branco, preto, cinza e sépia. Apesar de outros trabalhos que rendam seu sustento a artista ainda procura tempo para desenvolver estudos e atuar ativamente com suas colagens.

As colagens de Blasco atingem patamares maiores do que estamos imaginando, seu trabalho é transformado em capas de revistas, lambes em paredes e muros pela cidade, ilustrações de matérias e por aí vai.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário