Depois de ficar alguns anos sem expor no Brasil (a última vez foi em 2008), o fotógrafo ítalo-brasileiro Jerson Bergamo volta a apresentar o seu trabalho por aqui na exposição Portfolio, em cartaz no Espaço de Artes do Alphaville Tênis Clube, em Barueri (SP), até 29 de maio.
Bergamo nasceu em Santos, mas cresceu na capital paulista. Estudou comunicação na Faap, onde adquiriu interesse pela moda, começando sua trajetória na área trabalhando como stylist na editora Abril e na revista Vogue – onde apaixonou-se pela fotografia.
Montou seu primeiro estúdio em São Paulo, especializando-se em moda e prestando serviços para grandes agências de publicidade e revistas de moda. A partir de 1990, começa a viajar pela Europa, fotografando campanhas para diversas marcas e colaborando com revistas como Vogue, Elle e Marie Claire. Nesse mesmo período, fotografou para a Haute Couture italiana modelos como Eva Herzigova, Carla Bruni e Valeria Mazza.
Em 1993, é convidado pela revista Fujifilm Pro Espanã para publicar seu portfolio e lançar o filme Fujichrome Velvia para fotógrafos profissionais do mercado europeu. No mesmo ano, transfere-se para Barcelona e ganha um prêmio na revista Photo francesa. Posteriormente, vai morar na Itália e continua desenvolvendo seu trabalho na moda, expondo em importantes espaços de arte da Europa.
Bergamo retornou ao Brasil em 2008, abrindo em São Paulo a agência de criação e produção fotográfica Spazio di Moda, através da qual continua fazendo a ponte com a Europa, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas de moda, arte e design.
A mostra em Barueri conta com 39 fotografias que cobrem o que o profissional fez de mais significativo na carreira, entre trabalhos publicados na imprensa especializada e obras expostas em museus e galerias da Europa.