O rápido crescimento de programas com Inteligência Artificial (IA), como o DALL-E, Stable Diffusion, Midjourney, Lensa e ChatGPT, pode mudar completamente a forma de como o conteúdo digital será criado nos próximos anos. Segundo Nina Shick, consultora e especialista em IA, 90% dos conteúdos online serão gerados por IA até 2025.
“Acredito que a maior parte do conteúdo digital vai começar a ser produzida por IA… Acho que podemos atingir 90% do conteúdo online gerado por IA até 2025, então essa tecnologia é exponencial. A IA generativa pode criar em todas as mídias, então texto, vídeo, áudio, imagens – todo meio digital pode ser alimentado por IA”, disse Nina.
A especialista confirma que conteúdos que antes eram criados exclusivamente por seres humanos agora será criado por aplicativos com IA. O exemplo mais recente foram as incríveis ilustrações que o aplicativo Lensa criou a partir de fotos e viralizou nas redes sociais. Veja abaixo um exemplo:
“O que a IA pode fazer, essencialmente, é criar coisas novas que até agora seriam vistas como exclusivas da inteligência ou criatividade humana. O ritmo de aceleração é tão incrível que essas ferramentas – que nos chocam e nos impressionam no início de 2023 – vão parecer bastante estranhas até o final do ano porque os recursos vão aumentar de forma tão poderosa”, explica Nina.
Leia também: Qual o melhor gerador de imagens IA em 2023
Problemas direitos autorais
Apesar do aumento exponencial dos aplicativos IA, ela também têm sido objeto de disputas, principalmente, em relação a direitos autorais. Fotógrafos e artistas acusam geradores de imagens de usar suas fotos sem consentimento.
Um grupo de artistas entrou com uma ação coletiva contra os geradores de imagem de IA Stable Diffusion e Midjourney – acusando-os de serem “uma ferramenta de colagem do século 21 que remixa as obras de direitos autorais de milhões de artistas cujo trabalho foi usado como dados de treinamento”. Enquanto isso, a Getty Images também lançou uma ação legal contra os criadores do Stable Diffusion, alegando que o gerador de imagem AI violou seus direitos autorais.
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.