Tendência

NASA publica foto extraordinária da conjunção entre Vênus e Marte feita por fotógrafo brasileiro

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou um fenômeno raro no dia 04 de março de 2022: a conjunção entre Vênus e Marte. A beleza extraordinária da foto, rapidamente, ganhou repercussão em todo o mundo, não por acaso, a NASA – Agência Espacial Americana elegeu a imagem como a “Astronomy Picture of the Day”. Mas como Kiko fez a captura dessa foto extraordinária? Ele mesmo explica:

“Passei três noites na região serrana do Rio de Janeiro (Teresópolis). O clima perfeito e a lua nova eram uma combinação perfeita para a astrofotografia. Percebi que Vênus e Marte estavam em conjunção, bem próximos um do outro. Então, eu tinha apenas que planejar a noite para poder capturar um momento precioso. Testemunhar Vênus e Marte aparecendo juntos por trás daquelas montanhas foi um momento inesquecível”, contou Kiko numa postagem em seu Instagram.

conjunção entre Vênus e Marte | Foto: Kiko Fairbairn
Foto: Kiko Fairbairn

Para fazer a captura da foto, Kiko usou uma câmera DSLR full-frame com lente de 85mm. “Eu dei muita sorte que o tempo na região serrana do Rio estava excelente. Foram noites limpíssimas, sem nuvens. Além disso, era um local livre de poluição luminosa”, contou o fotógrafo ao portal G1.

“Esperei dar 3h da manhã, que é um horário que eu sabia que Vênus e Marte iriam sair ali do lado leste. Fiz todo um pré-planejamento, montei todos os meus equipamentos. O interessante é que o leste é justamente essa cadeia de montanhas que a gente vê na foto”, explicou Kiko.

conjunção entre Vênus e Marte | Foto: Kiko Fairbairn
A postagem feita pela NASA destacando a conjunção entre Vênus e Marte registrada na foto de Kiko Fairbairn

Outro aspecto importante dessa imagem rara e extraordinária é que Kiko não faz nenhum tipo de montagem e nem acrescentou partes na foto por edição ou pós-produção. O fotógrafo usa apenas um software específico para “limpar” a imagem e mostrar todos os elementos do espaço.

Equipamentos usados por Kiko Fairbairn para fazer a captura da foto da conjunção entre Vênus e Marte

Pequena biografia de Kiko Fairbairn

O fotógrafo Kiko Fairbairn

Carlos ‘Kiko’ Fairbairn tem paixão por fotografar o Universo. Ama espalhar o conhecimento sobre astronomia utilizando suas imagens como meio de comunicação e criação de interessa sobre o tema no público geral. Caminhando neste objetivo fez Kiko ser convidado para palestrar em eventos como TED Talks, Campus Party, shows de TV, LIVES de You Tube e vários outros eventos relacionados à astronomia. Suas imagens foram publicadas pela NASA, revista Scientific American, Revista Galilleo, Astronomy Magazine e muitos outros.

Em 2016, Kiko Fairbairn foi condecorado como vencedor no prestigiado concurso “Astronomy Photographer of the Year”, sediado no Observatório de Greenwich, em Londres, na categoria Sir Patrick Moore ́s. Veja abaixo mais algumas fotos incríveis do fotógrafo:

Constelação de Órion subindo no horizonte, com bastante destaque para as estrelas e as famosas Nebulosas do Órion e da Cabeça do Cavalo e um grande jatobá | Foto: Kiko Fairbairn
Panorâmica da Via Láctea foi feita no Altiplano Chileno | Foto: Kiko Fairbairn
“Esta é uma foto de um único tiro, tirada do bairro da Urca, em 03/12/2020 às 7h53. Usei uma lente 150-600mm (com teleconversor 2x), atingindo uma distância focal de 1200mm (também conhecida como ´muito grande zoom´)”, disse Kiko Fairbairn

Artigos relacionados