O PHmuseum, plataforma online com curadoria dedicada à fotografia contemporânea, divulgou o resultado da primeira edição da PHM Women Photographers Grant, uma bolsa criada exclusivamente para capacitar o trabalho e a carreira de mulheres de todas as idades e países que atuam em diversas áreas da fotografia. A bolsa concederá um total de 8 mil libras em dinheiro, sendo 5 mil para o primeiro lugar, 2 mil para o segundo e mil para o terceiro.
A grande vencedora foi a fotógrafa australiana Raphaela Rosella, com “You’ll Know It When You Feel It”, projeto de longo prazo que vem sendo realizado desde 2012 e acentua a natureza complexa e cíclica da desvantagem social na Austrália através da experiência de várias mulheres jovens e suas famílias.
“Não consigo encontrar palavras para descrever o quão agradecida estou por ter ganho a bolsa para mulheres fotógrafas do PHmuseum. É uma grande honra ter meu trabalho reconhecido por uma escalação incrível de juradas”, escreveu Rosella no seu Facebook. “Um sincero agradecimento a todas as mulheres e suas famílias que continuam a me permitir fazer parte de suas vidas e contar suas histórias”
O 2º lugar foi para a fotógrafa egípcia Heba Khamis pelo projeto “Banned Beauty”, que documenta a tentativa de mães camaronesas de ocultarem a puberdade das filhas para protegê-las de abusos, tornando as jovens mulheres menos atraentes sexualmente e mais propensas a completar sua educação.
Em 3º lugar ficou a série “The Island of Colorblind” de Sanne De Wilde, uma fotógrafa da Micronésia que retratou os moradores da ilha de Pingelap, que sofrem de uma condição hereditária conhecida como acromatopsia que não lhes permite enxergar as cores.
Conheça todos os projetos premiados: phmuseum.com/grant.