Tendência

Conheça as melhores câmeras de celulares do mercado no momento

Nos anos 2000 os telefones celulares passaram a ser vendidos com câmeras integradas. Em razão da popularização desse recurso, os fabricantes passaram a investir mais na evolução tecnológica desses aparelhos. Os desenvolvedores de softwares, por sua vez, passaram a criar ferramentas para incrementar o recurso de fotos do celular. 

As câmeras de celulares seguiram uma linha evolutiva tão rápida que, atualmente, algumas delas chegam a ultrapassar câmeras semiprofissionais em termos de qualidade de imagem. A praticidade de usar um telefone celular para tirar fotos com DSLRs atrai a maioria dos consumidores, fazendo com que os fabricantes sigam aprimorando as câmeras de seus aparelhos.

Fonte: Pexels

Uma das maiores vantagens de possuir uma boa câmera integrada ao aparelho celular são as amplas funcionalidades. Para um bom processamento fotográfico, por exemplo, é necessário que o aparelho tenha um hardware competente, o que também permite que rode vídeos e filmes de modo eficiente.

Para os gamers, essa função também é vantajosa, pois podem baixar jogos grátis e usufruir de toda a sua velocidade com mais eficiência. Além disso, a resolução da tela desses dispositivos é alta, fazendo com que a qualidade gráfica de jogos populares como “Sparta: War of Empires” e “Soldiers Inc.” seja muito bem aproveitada.

Confira abaixo três das melhores câmeras de celulares disponíveis no mercado. 

iPhone 13 Pro Max

Uma das principais mudanças do iPhone 13 Pro Max em relação aos seus antecessores é a composição da câmera. O aparelho conta com três câmeras traseiras: uma teleobjetiva, uma grande-angular e uma ultra-angular. Na avaliação de câmeras do DXOMARK — website comercial especializado em testar smartphones, lentes e câmeras —, o aparelho obteve pontuação de 137

Os pontos fortes de suas câmeras são a exposição precisa, os tons de cores, o alto nível de detalhes e o bom alcance dinâmico, bem como foco automático de alta precisão, alcance de 400 metros e tecnologia de shutter de alta performance. Além disso, para vídeos, a faixa de foco é bastante ampla. As gravações chegam a 4K e 60 frames por segundo. O nível de estabilização também é muito bom, o que coloca o iPhone 13 Pro Max à frente na grande maioria das avaliações de vídeo.

Google Pixel 6 Pro

Também com três câmeras traseiras, o maior diferencial desse aparelho é a lente principal, que conta com uma resolução de 50 megapixels e pode tirar fotos com resolução de 8165 x 6124 pixels, bem como gravar vídeos em 4K com resolução de 3840 x 2160. As outras duas lentes possuem 48 e 12 megapixels e o zoom ótico impressiona por chegar a 400%.

Fonte: Pexels

Samsung S22 Ultra

Esse aparelho conta com quatro câmeras traseiras, sendo a principal de 108 megapixels — qualidade surpreendente para uma câmera de celular. As demais lentes são uma grande-angular de 12 megapixels, uma teleobjetiva primária de 10 megapixels e uma teleobjetiva secundária com zoom ótico de 10x.

No teste do DXOMARK as câmeras do Samsung S22 Ultra obtiveram 131 pontos, pouco menos do que o iPhone 13 Pro Max. Os pontos fortes do dispositivo são a exposição de amplo alcance dinâmico, a boa estabilização em vídeos, a excelente câmera frontal (que faz selfies surpreeendentes) e o efeito bokeh natural com profundidade estimada de maneira precisa.

Aparelhos como o Motorola One Zoom e o Xiaomi Redmi Note 8 também são boas opções para quem gosta de funcionalidades de imagem, som e processamento integradas, uma vez que contam com ótimas câmeras e processadores. 

Artigos relacionados