Tratamento de imagem

Conheça a história por trás da primeira foto editada no Photoshop

No mundo da fotografia, existem muitas imagens icônicas feitas que entraram para a história. Porém, uma dessas imagens é um pouco desconhecida. Talvez porque, de fato, ela não registrou um momento histórico do mundo. Ela é um momento histórico em si. Estamos falando da fotografia “Jennifer in Paradise” (Jennifer no Paraíso, em inglês).

Jennifer in Paradise, a primeira foto editada no Photoshop, de John Knoll.
Jennifer in Paradise, a primeira foto editada no Photoshop, de John Knoll.


Essa foi a primeira imagem editada do Photoshop. E por esse motivo impar ela é tão especial. A foto foi tirada por John Knoll em uma praia isolada em Bora Bora, em 1987. Era apenas uma imagem particular de sua então namorada, agora esposa, fazendo topless em uma praia. Nada demais, até que ela se transformou em uma das fotos mais vistas e editados no mundo graças ao seu irmão Thomas Knoll e um pequeno programa em que ele estava trabalhando chamado Photoshop. Veja no vídeo abaixo John Knoll editando a foto.

As imagens digitais eram raras e os irmãos precisavam iniciar a demonstração deste software inovador. Por acaso, uma impressão da foto era tudo John tinha com ele quando obteve acesso a um scanner de mesa. “Foi uma boa imagem para fazer se demonstrações”, Knoll lembra. “Era agradável ao olhar e havia um monte de coisas que você poderia fazer tecnicamente com que a imagem”.

FONTE: THE GUARDIAN, ISO 500PX