Na última terça-feira, 27 de janeiro, a Adobe lançou uma nova atualização do Lightroom CC 2015 (e, consequentemente, do Adobe Camera Raw para Photoshop). Se você ainda não recebeu, experimente deslogar e relogar no aplicativo Creative Cloud Desktop.
Além das habituais correções de problemas, melhorias de desempenho e inclusão de novos modelos de câmeras para interpretação de arquivos RAW, a função de destaque é a Boundary Warp (Distorção de limites), que permite a correção das bordas da imagem mesclada em Panorâmica.
Funciona assim: quando você cria uma panorâmica, dependendo do conteúdo da imagem e da estabilidade do tripé (ou pessoa) utilizado, é normal que surjam bordas brancas causadas pela distorção das fotos para mesclagem. Estas bordas normalmente são removidas através de Corte (Crop), o que exclui partes da imagem, ou então de preenchimento (seja sensível ao conteúdo ou clonagem) – geralmente envolvendo o uso do Photoshop.
A função Distorção de Limites faz com que a imagem seja distorcida para preencher as lacunas brancas. Ela funciona muito bem para imagens com lacunas pequenas e controladas, mas pode gerar distorções estranhas em imagens com lacunas muito agressivas.
Mas, ainda assim, é uma função que vale a pena testar e pode poupar algum tempo na fusão de panorâmicas.