Nessa quarta-feira (21), aconteceu o terceiro dia da Semana da Fotografia, congresso de fotografia organizado pela iPhoto Editora, no Cine Teatro Itália, em Balneário Camboriú
O casal Duo Borgatto começou o dia falando sobre design na fotografia de casamento e definiram a moda e o design como marca do estilo deles. As inspirações vêm dá pintura, ilustração, design e fotografia e também do cinema. a ideia é trabalhar o design voltado para a imagem, aplicando conceitos como ritmo, contraste e simetria em todos os momentos fotográficos.
A dupla destacou a importância do trabalho em parceria bem alinhado com as ideias e conceitos, sem perder a essência pessoal de cada um e ainda frisaram as importância de atender as expectativas do cliente, afinando a clientela de acordo com seu estilo, sempre tendo como fundo uma narrativa.
“O cliente espera uma história pra ser contada, e com sua imagem, você filtra o cliente que vai chegar em você.”
Na segunda palestra do dia, Felipe Ferreira falou sobre “Como transformar sua arte em um bom negócio” interligando conhecimentos para que se possa ter sempre um senso crítico apurado. Ele usou sua própria trajetória de vida para exemplificar como áreas completamente diferentes podem dialogar e melhorar o seu negócio na prática
Felipe destacou que um dos pontos cruciais para se ter um bom negócio é ter a sua identidade muito bem definida, além de outros aspectos que são de extrema importância não só para alavancar um negócio, mas para mantê-lo, como empreendedorismo, saúde financeira e definição de um modelo de negócio coeso.
“Sonhe, planeje, faça acontecer.”
Dani Antunes veio com o tema do feminino na palestra “Revelando a Diva que existe em cada mulher” dando ênfase ao resgate da auto estima por meio da fotografia. Com um trabalho totalmente voltado para o estúdio, ela contou que descobriu o desejo de retratar mulheres e viu no universo feminino uma oportunidade de mercado. A partir daí, começou a desenvolver sua marca, sempre unindo valores com atitudes e estratégias para melhorar o negócio
A mensagem principal de Dani perpassa pela ideia de que existe público para todos, e que devemos nos posicionar. No seu caso, potencializar as Divas de cada mulher tem tudo a ver com seus ideais e com sua própria história.
“Empoderamento é saber o que tu pode fazer, e fazer.”
Gustavo Franco encerrou a Semana da Fotografia com a palestra “Como ser o fotógrafo do futuro”, apresentando novas possibilidades fotográficas e a maneira como a relação com a imagem se dará daqui a alguns anos.
O ponto principal do discurso de Gustavo foi a tecnologia de ponta, a realidade virtual e o conceito de “Máquina de Criação” que nada mais é do que ser criativo independente do equipamento, e até mesmo propõe a reflexão sobre a nova geração e tendências de consumo de imagem através de aparatos como o smartphone.
“O mercado quer que você seja uma máquina de criação.”
O tema da palestra de Franco aguça o olhar para novas possibilidades e tecnologias e alerta sobre a geração nova que se forma cada vez mais imersa na realidade virtual, e afirma que a fotografia também passará por mudanças fortes para acompanhar esse diferente estilo de vida.