Concurso fotográfico premia imagens feitas com iPhone

Existem dois tipos de pessoas que se manifestam quando o assunto é fotografia com smartphone: os curiosos e os reacionários. Os curiosos querem descobrir como afinal alguém consegue fazer uma foto legal com um celular. Os reacionários tem certeza de que isso é impossível. Talvez esse último tipo nem abra a matéria para ler, só reclame nos comentários do Facebook. Mas será? Será mesmo que é impossível fazer uma boa foto usando uma câmera simples de smartphone, sem lentes complexas, sem muitos controles manuais? A resposta: é possível.

1º lugar Lifestile | Foto: Yuki Cheung
1º lugar Lifestile | Foto: Yuki Cheung

Acabam de ser anunciados os vencedores do concurso fotográfico iPhone Photography Awards (IPPAWARDS) de 2016. A imagem vencedora do Grande Prêmio foi “Man and the Eagle” (ou “O homem e a águia”), de Siyuan Niu, da China. Registrada na província Xinjiang, onde Siyuan nasceu, a imagem captura um dos mongóis Khalka, que têm águias como companhia e assistentes de caça. Siyuan queria capturar a estreita relação entre a ave e o homem.

“Um coração leve e o amor delicado no rosto marcado pelo tempo”, diz Siyuan descrevendo a imagem. “Ele é um homem duro com um coração afetuoso”.

Vencedor principal do "Grand Prize" | Foto: Siyuan Niu
Vencedor principal do “Grand Prize” | Foto: Siyuan Niu

Essa é a 9ª edição do IPPA e participaram fotógrafos de 139 países, incluindo o Brasil. “É realmente incrível ter tantas pessoas de todo o mundo compartilham suas experiências”, disse Kenan Aktulun, criador do prêmio. Conheça todos os vencedores no site do concurso.

2º lugar geral | Foto: Robin Robertis
2º lugar geral | Foto: Robin Robertis

A fotografia é vasta e plural. É possível fotografar desde um imenso negativo dentro de uma câmera de grande formato até através de um simples buraquinho em uma lata. Câmera em smartphones significa sim mais fotos no mundo, e nem sempre com qualidade, já que não é todo mundo que estuda fotografia para clicar com um celular. Mas também significa muito mais gente apreciando a fotografia de coração, interessando-se e fotografando através dos mesmos preceitos usados para fotografar em qualquer outra câmera. E como dizem sobre certos entorpecentes: talvez o smartphone seja apenas uma porta de entrada.

1º lugar geral | Foto: Patryk Kuleta
1º lugar geral | Foto: Patryk Kuleta

Fontes: IPPA, Bokeh

Sair da versão mobile