Concurso de fotojornalismo Andrei Stenin Photo Contest anuncia vencedores
O júri do concurso Andrei Stenin Photo Contest de jovens fotojornalistas anunciou os vencedores deste ano. Para determinar os escolhidos, o júri teve que examinar 4,5 mil trabalhos de 70 países. Os temas abrangidos pelos trabalhos do concurso em 2021 definem a linha do tempo visual dos acontecimentos que fizeram vibrar o mundo da notícia no ano passado. Para destacar alguns assuntos: os protestos em Minneapolis em maio, o desastre ecológico provocado pela praga de gafanhotos na África e na Ásia, a maior em 25 anos, a pandemia da Covid-19, que já levou milhões de vidas humanas no planeta.
“O ano passado, retratado nos trabalhos dos nossos laureados, não foi fácil. E isso é precisamente o que define o nérvio e o dramatismo de muitas das fotografias selecionadas pelo júri. Contudo, o que fazem os participantes do concurso não é somente indicar um problema: através dos meios fotográficos, eles querem provocar o espectador para falar dele, pensar nele juntos, buscando vias de solução. E a nosso ver, os jovens fotógrafos têm um êxito brilhante nisso”, disse a curadora do concurso Andrei Stenin, Oksana Oleynik.
O vencedor do Grande Prêmio do Concurso Stenin e o resto dos fotógrafos premiados serão anunciados em setembro através do site stenincontest.ru | stenincontest.com.
Sobre o concurso – O concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência de notícias
Sputnik sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para os Assuntos da UNESCO, visa apoiar os jovens fotógrafos e atrair a atenção pública às tarefas desenvolvidas pelo fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para fotógrafos jovens, talentosos, sensíveis e abertos ao novo, onde mostram-nos as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.