Concurso de Fotografia Fotografia de viagem

Foto de tornado vence concurso da NatGeo

congresso de fotografia

the_independence_day_national_geographic_traveler_concurso

Aquele ditado “há males que vêm para o bem” cai como uma luva no caso da fotografia que recebeu o primeiro lugar do Concurso National Geographic Traveler Photo Contest 2014: o esloveno Marko Korosec registrou de forma magistral um tornado durante uma grande tempestade que aconteceu em maio de 2013, perto da cidade de Julesburg, no estado norte-americano do Colorado.

O fotógrafo conseguiu o clique em uma expedição na Alameda dos Tornados (região central norte-americana onde frequentemente ocorrem tornados), onde encontrou muitas supercélulas (tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone, uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem) fotogênicas.

A foto recebeu o título The Independence Day (Dia da Independência), devido à forma de nave espacial da nuvem, que remete ao filme de mesmo nome lançado em 1996. Na descrição da fotografia, ele diz que a tempestade gerou um alerta de tornado por mais de uma hora, mas ficou com baixa precipitação em todos os ciclos, nunca formando de fato, um tornado, apenas breves funis ocasionais e um pouco de chuva.

A seleção foi difícil: A revista National Geographic Traveler recebeu mais de 18 mil inscrições de todo o mundo, com milhares de fotos para revisão. Assim, os juízes se viram vagando por impressionantes cavernas de gelo, vistas misteriosas do deserto e cenas intrigantes de culturas de todo o mundo.

segundo_lugar_first_time_casamento_national_geographic_traveler_concurso

O segundo lugar foi de Agnieszka Traczewska, com a foto First Time (Primeira Vez): a foto foi feita em Mea Shearim, um bairro ultraortodoxo de Jerusalém e mostra Aaron e Rivkeh, que acabaram de se casar. O matrimônio foi arranjado pela família, segundo a fotógrafa. “Os dois, de 18 anos, se encontraram apenas uma vez para confirmar a escolha. Desde então, eles foram proibidos de se encontrar e até de conversar”, disse.

terceiro_lugar_diver_in_magic_kingdom_traveler_photo_contest

Já a fotografia que recebeu o prêmio de terceiro lugar foi Diver in Magic Kingdom (Mergulhador no Reino Mágico), clicada por Marc Henauer, de Genebra, Suíça. “O Lago Verde (Grüner See) fica em Tragöss, na Áustria. Na primavera, o derretimento da neve aumenta em até dez metros o nível do lago. Esse fenômeno dura apenas algumas semanas e cobre as trilhas, pastos e árvores. O resultado é uma paisagem de mergulho mágica”, disse Henauer.

Fonte: BBC.

Banner_Semmedodoflash

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!