Concurso de Fotografia

Sony Awards anuncia vencedores

congresso de fotografia

A World Photography Organisation anunciou no início da semana resultados do Sony World Photography Awards 2013, concurso realizado com patrocínio da Sony e que figura entre os mais importantes prêmios de fotografia do mundo. Foram divulgados os vencedores das categorias Aberta (para fotógrafos amadores), 3D, Jovem e o Prêmio Nacional.

Dia 25 de abril serão conhecidos os vencedores da categoria profissional e anunciado o L’Iris D’Or, o Fotógrafo do Ano da categoria profissional, o título mais importante do Sony Awards, e cujo cachê é de 17 mil euros (cerca de R$ 44 mil).

Na mesma ocasião, os dez vencedores da categoria aberta também concorrerão pelo título de Fotógrafo do Ano entre os amadores, engordando a premiação do vencedor geral em 5 mil dólares (quase R$ 10 mil).

De olho nos prêmios e na visibilidade que o concurso proporciona, mais de 122 mil fotógrafos, provenientes de 170 países, submeteram trabalhos ao júri. Apenas na categoria Aberta foram submetidas 55 mil imagens em dez segmentos (retratos, sorrisos, arquitetura, pessoas etc.), retratando situações, cenários e realidades de lugares distantes e díspares pelo globo.

Cada vencedor leva de prêmio uma câmera Sony A77 e terá o trabalho selecionado exposto na galeria Somerset House, em Londres, a partir de 26 de abril. Entre os que garantiram presença na mostra está o pernambucano Eric Gomes, vencedor da edição brasileira do Prêmio Nacional, segmento do Sony Awards que contemplou 23 países. Ele retratou um velho xamã da tribo Pankará, no sertão de Pernambuco.

Retrato do xamã Pankará feito por Eric Gomes, vencedor entre os nacionais

Além de Eric, o paulista William Kass e o fluminense Reynaldo Rosa farão parte da mostra. William ficou em segundo na edição nacional e Reynaldo, em terceiro. O primeiro ganhou de prêmio uma câmera Sony NEX-7 e o segundo, uma NEX-6.

“Receber este prêmio me deixa muito satisfeito. É o reconhecimento de um trabalho feito com muito carinho e respeito ao povo Pankará. Além disso, é uma forma de mostrar ao mundo e ao Brasil que existem povos indígenas além da região amazônica”, comentou Eric, que no mês que vem fará as malas para ir a Londres, acompanhar a cerimônia de entrega dos prêmios e abertura da exposição.

Imagem de Matjaz Tancic, vencedora da categoria 3D
Esta imagem deu o prêmio da categoria Jovem a Alecsandra Dragoi. Abaixo, mais vencedores da categoria Aberta

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!