Concurso de Fotografia Inspiração

Garoto de 15 anos vence concurso mundial

Livro de fotografia

iPhoto Channel_Concurso_EyeEm_David Uzochukwu

Imagine participar de um concurso e ter pela frente 15 mil concorrentes. Se fosse para um cargo muito bem renumerado, a expectativa é que o preparo e a experiência ditassem os vencedores. Mas um concurso fotográfico, cujos critérios têm mais a ver com a maneira original como as pessoas traduzem o que está à volta, pode oferecer resultados surpreendentes. Pode, inclusive, eleger como “fotógrafo do ano” um moleque de apenas quinze anos.

É o que mostra o resultado do concurso promovido pela comunidade de fotógrafos alemã EyeEm. David Uzochukwu, 15, austríaco que mora em Bruxelas, na Bélgica, teve seu autorretrato Cry me a river eleito entre 100 mil outras imagens submetidas por cerca de 15 mil fotógrafos de 150 países ao EyeEm Global Photography Awards. O resultado foi anunciado dia 12 de setembro.

A imagem premiada é parte de um projeto que David desenvolve há dois anos, cuja premissa é tirar uma foto por dia. Segundo ele, esse exercício o ajuda a “afiar” o olhar: “Trabalhar com um prazo apertado e sem planejamento me força a ser criativo”, ele disse ao site do Huffington Post. O garoto acredita que a melhor maneira de alcançar o nível de excelência que suas fotos demonstram (comprove aqui) é fotografar exaustivamente: “Você vai descobrir do que você gosta e do que não gosta, e aprender algo novo a respeito de fotografia toda vez que pegar sua câmera”, assegura.

O concurso da EyeEm não prevê premiação em dinheiro. David, por outro lado, ganhou uma estadia cinco estrelas em Berlim, Alemanha, para participar do Festival OneEye 2014, na primeira quinzena do mês. Seu trabalho também irá participar de exposições pelo mundo (o Rio de Janeiro está no itinerário). Veja os demais finalistas do concurso aqui.

banner-estudio-evolution1

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário