Concurso de Fotografia

Fotojornalista é acusado de simular imagens de violência que foram premiadas

Livros de fotografia

Um fotojornalista está sendo acusado de forjar uma série de fotografias com as quais ele já ganhou 15 prêmios, segundo informações em seu site. O fotógrafo em questão é Michele Crameri e as imagens mostram várias cenas de um homem que ameaça matar várias pessoas em Honduras. O ato de violência chamou atenção e a narrativa criada foi finalista pelo Visual Storytelling Awards de 2019 da Lens Culture.

Crameri conta que fez quatro viagens para Honduras entre 2015 e 2018 onde documentou o trabalho de gangues na cidade de San Pedro Sula; a partir dessa experiência nasceu o projeto Sicário que apresenta cenas de crime, investigações e funerais. A abertura de Crameri com os envolvidos tem chamado atenção pelas imagens captadas com alto teor de envolvimento.

O jornalista Orlin Castro acompanhou o fotógrafo em algumas viagens que resultou em um projeto publicado na Vice News em 2015, e foi ele que percebeu alguns problemas nas imagens de Crameri.  Outros dois fotógrafo Tomas Ayuso, de Honduras, e Francesca Volpi, da Itália se manifestaram dizendo. “Estes são retratos colocados ao lado de legendas falsas e imagens completamente encenadas de cenas de violência criminal, tudo envolvido com uma narrativa de ‘Assassinos em Honduras têm empregos de meio período” conta Ayuso.

O jornalista Castro havia levado Crameri para visitar alguns sicários e na situação o fotógrafo havia pedido em tom de brincadeira para que fosse encenado como eles haviam executado alguém, foi então que as imagens foram captadas e publicadas com uma legenda que trazia outro sentido ao momento. Os outros dois fotógrafos Ayuso e Volpi confirmam que as imagens foram encenadas e aparentemente os nomes também são falsos.

O fotógrafo foi questionado sobre as imagens e desmentiu o fato de que as fotos teriam sido encenadas. Até então o que se tem são especulações e nada foi comprovado, assim como nenhum veículo ou prêmio recebido disse algo sobre o ocorrido.

Fonte: Fstoppers

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!