Fotógrafo brasileiro é finalista no LensCulture Black & White Awards 2018

A LensCulture anunciou os vencedores e finalistas da primeira edição do Black & White Awards, concurso internacional de fotografia em preto e branco. A competição recebeu imagens de 21 países que, segundo a organização, “demonstram de muitas maneiras o poder visceral da fotografia em preto e branco para envolver nossos sentidos e emoções”.

O fotógrafo baiano Robério Braga foi um dos finalistas, com a série “Mass”. Neste ano, a série já havia sido premiada na Convocatória Portfólio em Foco, do 14º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco. O escritor e curador Diógenes Moura descreve o trabalho de Robério:

“Robério Braga retratou seus personagens de costas para a câmera. Nas tranças de cada um deles a história de um mar profundo, de uma travessia ainda para ser resolvida, de um tormento escancarado, de um grito que ecoa até hoje nas esquinas do presente, de um conflito que teremos para sempre em nossas mãos, de uma pergunta que jamais será calada: quem é “esse outro” que somos nós mesmos? Aqui, todos vistos como numa cerimônia para o sagrado, um canto barroco de pele negra, um Obi para a cabeça do mundo. Todos de costas para a câmera. Com nome e sobrenome. Em cada um deles a pergunta decide o que está por vir: quem é você? O que o seu retrato quer de mim?”

Foto: Robério Braga
Foto: Robério Braga
Foto: Robério Braga
Foto: Robério Braga

Veja os demais trabalhos selecionados no site do concurso.

Artigos relacionados