Fotógrafa brasileira ganha Prêmio Rei da Espanha de Fotografia

Mais um grande prêmio internacional para dar orgulho à fotografia brasileira: a fotógrafa Márcia Foletto acaba de ganhar o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Fotografia. O anuncio foi feito nesta terça-feira, dia 12/01. A imagem vencedora faz parte de uma série de fotos sobre a pobreza no Rio de Janeiro.

A foto vencedora | Crédito: Marcia Foletto/Agência O Globo
A foto vencedora | Crédito: Marcia Foletto/Agência O Globo

Originalmente publicada pelo jornal O Globo, a série fotográfica “Os miseráveis” retrata a extrema pobreza na qual vive 3,77% da população fluminense. A reportagem foi publicada pelo jornal em 31 de junho; clique aqui para conferir a matéria completa.

A avaliação do júri destacou a beleza plástica da fotografia: o contraste de claro-escuro do interior de uma favela em Belford Roxo. Na foto, crianças estudam em um ambiente precário e mal iluminado, esforçando-se para aproveitar o pouco de luz que entra pela janela.

O prêmio na categoria Fotografia é de 6 mil euros (mais de R$ 26 mil) e uma estátua em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

FONTE: EFE

banner-poses-perfeitas

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. É…
    Pobreza ainda faz sucesso….
    Quando é que brasileiro vai parar de fotografar pobre , índio, carnaval e futebol???
    Eu acho que só quando mudar as cabeças que “pensam” a fotografia brasileira…
    DE vez em quando abrem a tampa da panela e jogam alguém novo dentro…

  2. O prêmio é legal…mas o premiado reverteu de alguma forma positiva aos seus fotografados?!! Eu acho muito injusto esse posicionamento de “arte” em cima do sofrimento alheio!!
    Em muitos casos nada é pago pelo direito de uso da imagem…enquanto o artista engorda sua conta com euros e coisas mais!!Vamos sair da casinha e reverter nosso trabalho em coisas boas ao próximo, também!!!

    1. Antes de qualquer julgamento você precisaria conhecer e conversar com a fotógrafa, perguntar e saber o que de fato acontece, não acha?