Brasileiro é 3º em concurso de microfotografia

Entry_25002_Egmond_Chaetoceros_debilis
Foto de fitoplânctons de van Egmond, vencedor do concurso

O mundo microscópico, cheio de criaturas tão fascinantes quanto esquisitas, tem um concurso fotográfico especialmente dedicado a ele – e não é de hoje. Trata-se do Nikon Small World Photomicrography, concurso que existe há 39 anos e é destinado à comunidade científica. Na última quarta-feira (30) foram divulgados os vencedores da edição 2013. Com um brasileiro na “shortlist”.

Primeiro o grande vencedor da competição. Quem levou o primeiro prêmio foi o holandês Wim van Egmond, um fotógrafo freelancer que tem uma queda por micro-organismos aquáticos.

“Eu abordo microfotografias como se fossem retratos. Do mesmo modo que você vê uma pessoa e tenta capturar sua personalidade, eu observo um organismo e tento capturá-lo o mais honesta e realisticamente possível”, disse o vencedor, que capturou uma colônia de diatomáceas, uma espécie de fitoplâncton, na imagem premiada.

Entry_24744_Corbo_retina_image
Isto é a retina de uma tartaruga. A foto deu o segundo lugar ao professor Joseph Corbo

O segundo colocado foi o norte-americano Joseph Corbo, da Universidade de Washington, que ampliou em 400 vezes a imagem da retina de uma tartaruga pintada. E, finalmente, no terceiro lugar, o brasileiro: o professor Alvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, que ampliou em vinte vezes no seu microscópio um verme marinho. As imagens selecionadas farão parte de um calendário e de exposições. Mais imagens do concurso, aqui.

Entry_24880_marine-worm
Foto do doutor Alvaro Migotto, terceiro colocado no concurso

Artigos relacionados