Banco Mundial premia fotos da desigualdade

Foto do colombiano Juan Sebastian Lozano Velásquez, um dos vencedores do concurso

O Banco Mundial divulgou nesta semana o resultado do seu concurso internacional “Picture Inequality”. Dividido em duas categorias (Jovem Talento, para participantes entre 14 e 17 anos, e Geral), o concurso estabeleceu como tema a desigualdade nos países em desenvolvimento.

Setecentos e cinquenta e seis imagens foram submetidas a júri popular, mediante votação online. Desse montante, saíram 36 finalistas, que foram avaliados por um painel de quatro juízes. Estes elegeram onze fotógrafos de dez países os vencedores do concurso. Cada qual recebeu como prêmio uma câmera digital no valor de 500 dólares (cerca de R$ 1 mil) e a divulgação do seu trabalho.

Foto do argentino Juan Cruz Zorzoli também ficou entre as vencedoras

“As fotos do concurso mostrou que o acesso desigual a educação de qualidade, serviços de saúde, água potável e saneamento continua a representar um grande obstáculo para centenas de milhões que continuam presos na pobreza em todo o mundo”, disse o diretor do Departamento para a Redução da Pobreza e Desigualdade do Banco Mundial, Jaime Saavedra. “As fotos confirmam que a desigualdade de oportunidades é um desafio complexo e multifacetado que requer ações em diferentes níveis”, concluiu. Veja mais fotos vencedoras no site do concurso.

Artigos relacionados