Fundada em 1947, a agência francesa Magnum Photos completa 70 anos em 2017. Para comemorar, a famosa instituição do fotojornalismo mundial está promovendo um concurso fotográfico em parceria com a revista LensCulture. Aberto a participantes do mundo todo, o Magnum Photography Awards 2016 receberá inscrições até 24/5 (é preciso pagar uma taxa, que varia conforme o número de fotos enviadas).
Um painel de jurados reunindo profissionais da agência e editores de veículos como o New York Times e a própria LensCulture irá selecionar doze vencedores e vinte finalistas nas categorias fotojornalismo, retrato, documentário, fotografia de rua, belas artes e livre. Serão ainda selecionados sete participantes como “escolhas do júri” e outros cinco “jovens de destaque”. Segundo a agência, os selecionados ganharão não apenas prêmios (entre os quais US$ 18 mil, que serão distribuídos entre os vencedores de cada categoria), mas visibilidade internacional.
Idealizada como uma cooperativa de fotógrafos por Robert Capa, Henry Cartier-Bresson, David “Chim” Seymour, George Rodge e William Vandivert (o nome foi uma “homenagem” a uma marca de champanhe que Capa apreciava), a Magnum modificou a forma como as imagens eram comercializadas, sendo os próprios fotógrafos e não os veículos de imprensa que estabeleciam os preços e orientavam os rumos dos trabalhos. Ao longo do tempo, diversos grandes nomes do fotojornalismo mundial fizeram parte da agência, entre eles Sebastião Salgado, Ansel Adams e Dorothea Lange. Martin Parr e David Alan Harvey são alguns dos membros atuais.
Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.