Composição

Como usar a espiral de Fibonacci na composição de suas fotos?

A fotografia começa com a composição. Como você enquadra uma cena é o alicerce básico para tirar uma boa foto e uma técnica de composição que sempre foi crucial é a Proporção Áurea.

Neste texto vou explicar o que é a razão áurea e como você pode usá-la para melhorar suas fotos imediatamente.

O que é a proporção áurea?

Digamos que você tenha uma linha. Existe uma regra matemática que diz que qualquer linha pode ser dividida de forma que o segmento mais longo dividido pelo segmento mais curto  tenha a mesma proporção que a linha completa dividida pelo segmento mais longo.

Para colocar visualmente:

linexy

O comprimento da linha é x + y, o primeiro segmento é x, o segundo segmento é y. Então a equação é:  x / y = (x + y) / x = 1.6180339887498948420

Essa proporção mágica passa a ser 1.618 e é conhecida como “a proporção áurea”, ou “a proporção divina”. Nos círculos matemáticos, esse número especial é conhecido como Phi. Mas o que isso tem a ver com fotografia?

Em termos de composição da imagem, você pode usar essa proporção para decidir como dividir seu quadro. Não coloque seu assunto no meio; em vez disso, use o horizonte como guia e coloque o assunto no ponto 1.618. É um pouco difícil de entender no começo, mas vamos explorar isso com mais detalhes, então não se desespere se você se sentir perdido agora.

Qual é a grade Phi?

Vários fotógrafos preferem usar uma grade baseada em Phi ao compor suas fotos. Naturalmente, essa técnica é chamada de Phi Grid . É uma variação da Regra dos Terços, um dos princípios básicos da fotografia.

A Regra dos Terços divide um quadro em três linhas e três colunas de tamanho igual, resultando em 1: 1: 1 na vertical e 1: 1: 1 na horizontal. O Phi Grid divide o quadro de maneira semelhante, mas reduz a linha e a coluna do meio de acordo com a proporção áurea, resultando em 1: 1.618: 1 na vertical e 1: 1.618: 1 na horizontal.

Aqui está uma comparação rápida:

regra-de-terços-phi-grid

A interseção das linhas de grade é para onde os olhos são atraídos naturalmente; portanto, use-os para alinhar sua imagem. A Digital Photography School oferece um exemplo de como usar a Phi Grid , em um artigo detalhado que vale a pena ler na íntegra:

como usar a grade phi
Alinhei o horizonte com a linha superior da grade Phi. Na minha opinião, quando você alinha o horizonte com uma regra de grade de terços, a separação é muito … óbvia. Eu acho que deixaria um pouco demais do que não é o assunto na imagem. Nesta foto, o céu e as nuvens são o complemento perfeito para o que estou tentando transmitir na foto: a igreja no canto inferior direito e a famosa rua Duval à esquerda. Mas com mais céu do que já está presente na foto, o espectador pode pensar que o céu é realmente o assunto.

A espiral de Fibonacci

Na geometria, a proporção áurea também pode ser expressa como um tipo particular de retângulo. Suponha que você pegue a linha x + y acima e gire um retângulo, onde a largura é x e o comprimento é x + y.

Se você dividir a área desse retângulo em uma série de quadrados, ele formará uma espiral da sequência de Fibonacci:

explicação fibonacci-espiral

Se você leu O Código Da Vinci , conhece a sequência de Fibonacci: começa com o número 1, adiciona o número inteiro anterior e faz uma série interminável de números com esse padrão. Então a série fica assim:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89…

Fibonacci descobriu que essa “espiral dourada” aparece em vários lugares da natureza, das moléculas de DNA às pétalas das flores, dos furacões à Via Láctea. Mais importante, a espiral de Fibonacci é agradável aos olhos humanos. Para encurtar a história, nosso cérebro precisa processar tudo o que nossos olhos vêem. Quanto mais rápido ele pode processar algo, mais agradável é. Qualquer imagem com a proporção áurea é processada mais rapidamente pelo cérebro, por isso envia um sinal de que essa imagem é esteticamente agradável.

Como usar a espiral de Fibonacci

Em termos de fotografia real, você não precisa se preocupar com a explicação técnica. Espirais de Fibonacci são úteis para quase todo tipo de fotografia, mas são especialmente boas para fotografia de paisagens, de natureza, fotografia de rua e ensaios externos.

O Apogee Photo tem um ótimo exemplo de como usá-lo:

como usar espiral de fibonacci
Estava um nevoeiro no final da tarde durante o outono e eu queria capturar as cores do pôr do sol que se filtravam através do nevoeiro, bem como a bela cor carmesim da folhagem de outono. Meu objetivo era incorporar uma pessoa que se destacasse andando ao longo do caminho, a folhagem de outono em primeiro plano e a linha das árvores como o ponto central do foco no meu enquadramento. Para fazer isso, posicionei esses aspectos no centro do meu retângulo imaginado, sabendo que ele continha vários dos principais pontos de foco associados à relação e incorporei a névoa na cena ao longo do amplo arco da espiral.

Como você pode ver, a espiral basicamente tem uma maneira de guiar seu olho naturalmente do ponto focal para o exterior.

Os melhores aplicativos para a proporção áurea

aplicativos de proporção áurea

Se você estiver usando um telefone Android, obtenha o Camera Zoom FX  (US$ 3). Ele suporta a Phi Grid e a Espiral de Fibonacci como sobreposições. Basta escolher a grade desejada, compor sua imagem e fotografar.

Se você estiver em um iPhone, o Golden Camera (US$ 0,99) possui a Espiral de Fibonacci para tirar fotos incríveis.

Texto original: Mihir Patkar, do site www.makeuseof.com