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Você aplica as paletas de cores na sua fotografia?

Se fossemos analisar o caminho e a história da cor no mundo, com certeza, esse texto não teria fim. Evoluções atrás de evoluções, tintas, tecidos, papéis até chegarmos nas cores digitais. Inúmeros cursos buscam ensinar fotógrafos, produtores e diretores a trabalhar com as paletas de cores no cinema e na fotografia, e quando se imagina que o assunto está esgotado, sempre surge algo novo.

Se você ainda não sabe o que é uma paleta de cores ou não entende bem sua importância, antes de continuar lendo o post, assista este pequeno vídeo abaixo que explica o que é uma paleta de cores e como escolher uma. O vídeo tem apenas 2 minutos e é muito explicativo:

A cor em qualquer ramo que seja diz muito sobre a obra. Sensações e sentimentos, tudo está ali sendo comandado por ela. O enquadramento, a luz e a narrativa são complementares, dignos de uma pauta específica para cada, sabemos de suas importâncias individuais, e da soma na obra.

Você aplica as paletas de cores na sua fotografia?
Paleta de cores de uma cena do filme “Joker” (2019)

Um perfil no Instagram chamado Color Palette Cinema, com quase 2 milhões de seguidores, vem analisando as paletas de cores de cenas cinematográficas. A melancolia, o medo, o prazer, a audácia de um personagem, todas as cores ali detalhadas e expostas para análise. Olhares bem treinados identificam a emoção que uma cena carrega antes mesmo do personagem entrar em seu ápice.

Então, se você quer entender mais a influência e o significado das cores na fotografia, uma ótima dica, é começar a seguir o perfil do Color Palette Cinema e aproveitar os conteúdos já publicados no Feed com um material muito bom.

Você aplica as paletas de cores na sua fotografia?

“The VVitch: A New-England Folktale” (2015).
•Directed by Robert Eggers
•Cinematography: Jarin Blaschke
•Production Design: Craig Lathrop
•Costume Design: Linda Muir
•Colorist: Mila Patriki
•Makeup: Traci Loader, Daniel McGraw,

“2001: A Space Odyssey” (1968).
•Directed by Stanley Kubrick
•Cinematography: Geoffrey Unsworth
•Production Design: Ernest Archer, Harry Lange, Tony Masters
•Art Director: John Hoesli
•Color Timer: Harry V. Jones
•Colorist: Blake Jones
•Color Consultant: Stewart Brown, Doug Haig
•Special Photographic Effects Designer: Stanley Kubrick
•Makeup: Stuart Freeborn
Você aplica as paletas de cores na sua fotografia?

“The Fifth Element” (1997).
•Directed by Luc Besson
•Cinematography: Thierry Arbogast
•Production Design: Dan Weil
•Costume Design: Jean-Paul Gautier
•Color Grader: Margo Bowie
•Color Timer: Bob Putynkowski
•Makeup: Lois Burwell, Pauline Heys, Melissa Lackersteen

“American Beauty” (1999).
•Directed by Sam Mendes
•Cinematography: Conrad L. Hall
•Production Design: Naomi Shohan
•Costume Design: Julie Weiss
•Color Timer: Phil Hetos
•Makeup and Hair: Tania McComas, Carol A. O’Connell, Patricia Dehaney

“Dallas Buyers Club” (2013).
•Directed by Jean-Marc Vallée
•Cinematography: Yves Bélanger
•Production Design: John Paino
•Costume Design: Kurt and Bart
•Colorist: Marc Boucrot

“The Exorcist” (1973).
•Directed by William Friedkin
•Cinematography: Owen Roizman
•Production Design: Bill Malley
•Costume Design: Joe Fretwell
•Makeup: Dick Smith
•Color Timer: Terry Haggar
Você aplica as paletas de cores na sua fotografia?

“Interstellar” (2014).
•Directed by Christopher Nolan
•Cinematography: Hoyte Van Hoytema
•Production Design: Nathan Crowley
•Costume Design: Mary Zophres
•Colorist: Walter Volpatto
•Color Timer: Mato Der Avanessian

“Scarface” (1983).
•Directed by Brian De Palma
•Cinematography: John A. Alonzo
•Art Director: Edward Richardson
•Costume Designer: Patricia Norris
•Color Consultant: Phil Hetos

•Directed by David Fincher
•Cinematography: Jeff Cronenweth
•Production Design: Alex McDowell
•Set Decoration: Jay Hart
•Costume Design: Michael Kaplan
•Color Timer: David Orr
•Colorist: Stephen Nakamura

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