Composição

A importância da análise de cores na fotografia

"La La Land" (2016). •Directed by Damien Chazelle •Cinematography: Linus Sandgren •Production Design: David Wasco •Costume Design: Mary Zophres •Colorist: Natasha Leonnet
Livro de fotografia

Se analisarmos o caminho da cor no mundo com certeza esse pensamento não teria fim. Evoluções atrás de evoluções, tintas, tecidos, papéis até chegarmos na cor digital. Inúmeros cursos que buscam ensinar fotógrafos, produtores e diretores a trabalhar a cor no cinema e na fotografia, e quando pensam que o assunto está dominado há algo por aparecer.


“The Florida Project” (2017).
•Directed by Sean Baker
•Cinematography: Alexis Zabe
•Production Design: Stephonik Youth
•Costume Design: Fernando Rodriguez
•Colorist: Sam Daley

A cor em qualquer ramo que seja diz muito sobre a obra. Sensações e sentimentos, tudo está ali sendo comandado por ela. O enquadramento, a luz e a narrativa são complementares, dignos de uma pauta específica para cada, sabemos de suas importâncias individuais,e da soma na obra.


“Enemy” (2013).
•Directed by Denis Villeneuve
•Cinematography: Nicolas Bolduc
•Production Design: Patrice Vermette
•Costume Design: Renée April
•Colorist: Charlotte Mazzinghi

Um perfil no Instagram chamado Color Palette Cinema vem analisando as paletas de cores de cenas cinematográficas. A melancolia, o medo, o prazer, a audácia de um personagem, todas as cores ali detalhadas e expostas para análise. Olhares bem treinados identificam a emoção que uma cena carrega antes mesmo do personagem entrar em seu ápice.


“The VVitch: A New-England Folktale” (2015).
•Directed by Robert Eggers
•Cinematography: Jarin Blaschke
•Production Design: Craig Lathrop
•Costume Design: Linda Muir
•Colorist: Mila Patriki
•Makeup: Traci Loader, Daniel McGraw,

“2001: A Space Odyssey” (1968).
•Directed by Stanley Kubrick
•Cinematography: Geoffrey Unsworth
•Production Design: Ernest Archer, Harry Lange, Tony Masters
•Art Director: John Hoesli
•Color Timer: Harry V. Jones
•Colorist: Blake Jones
•Color Consultant: Stewart Brown, Doug Haig
•Special Photographic Effects Designer: Stanley Kubrick
•Makeup: Stuart Freeborn

“The Fifth Element” (1997).
•Directed by Luc Besson
•Cinematography: Thierry Arbogast
•Production Design: Dan Weil
•Costume Design: Jean-Paul Gautier
•Color Grader: Margo Bowie
•Color Timer: Bob Putynkowski
•Makeup: Lois Burwell, Pauline Heys, Melissa Lackersteen

“American Beauty” (1999).
•Directed by Sam Mendes
•Cinematography: Conrad L. Hall
•Production Design: Naomi Shohan
•Costume Design: Julie Weiss
•Color Timer: Phil Hetos
•Makeup and Hair: Tania McComas, Carol A. O’Connell, Patricia Dehaney

“Dallas Buyers Club” (2013).
•Directed by Jean-Marc Vallée
•Cinematography: Yves Bélanger
•Production Design: John Paino
•Costume Design: Kurt and Bart
•Colorist: Marc Boucrot

“The Exorcist” (1973).
•Directed by William Friedkin
•Cinematography: Owen Roizman
•Production Design: Bill Malley
•Costume Design: Joe Fretwell
•Makeup: Dick Smith
•Color Timer: Terry Haggar

“Interstellar” (2014).
•Directed by Christopher Nolan
•Cinematography: Hoyte Van Hoytema
•Production Design: Nathan Crowley
•Costume Design: Mary Zophres
•Colorist: Walter Volpatto
•Color Timer: Mato Der Avanessian

“Scarface” (1983).
•Directed by Brian De Palma
•Cinematography: John A. Alonzo
•Art Director: Edward Richardson
•Costume Designer: Patricia Norris
•Color Consultant: Phil Hetos

•Directed by David Fincher
•Cinematography: Jeff Cronenweth
•Production Design: Alex McDowell
•Set Decoration: Jay Hart
•Costume Design: Michael Kaplan
•Color Timer: David Orr
•Colorist: Stephen Nakamura

Para saber mais sobre cores e desenvolver seu estudo acesse o site e confira o livro de Edgar Moura “Da Cor” que trata sobre o assunto.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

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